Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

AFUNILAMENTO DO CENÁRIO

Pesquisa Segmenta aponta Taques à frente e ilustra perspectiva de segundo turno com Lúdio

Foto: Arte Repórter MT

Pesquisa Segmenta aponta Taques à frente e ilustra perspectiva de segundo turno com Lúdio
Num cenário até pouco tempo considerado improvável, cresce a perspectiva de que a disputa pelo governo de Mato Grosso seja decidida em segundo turno. É o que revela levantamento do Instituto Segmenta Dados e Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira pelo site Repórter MT, de Cuiabá.

 
Na aferição estimulada, o candidato a governador pela  coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), aparecem em primeiro lugar, com 35,30% das intenções de voto.
 
A seguir aparecem o candidato da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, ex-vereador Lúdio Cabral (PT), com 20,50% das citações; e a candidata da coligação ‘Viva Mato Grosso’, Janete Riva (PSD), com 17,10%. A soma das citações para  Lúdio Cabral e Janete Riva supera as intenções de voto de Pedro Taques.
 
Impressiona o alto índice de eleitores que desejam votar em branco ou anular seu sufrágio, segundo a pesquisa do Instituto Segmenta: 27,1% dos entrevistados. Na mesma amostra quantitativa sobre o cenário para eleição do governo do Estado de Mato Grosso, o candidato José Roberto Cavalcante (Psol) conquistou 1,30% das intenções de voto, enquanto o candiadto da coligação ‘Mobilizar e Humanizar’, jornalista José Marcones Neto Muvuca (PHS), obteve 0,70% – ficando na ‘laterninha’.
 
Quatro espontâneo e rejeião

Já na consulta espontânea, José Pedro Taques mantém folgada liderança, com 26,80% - mais que o dobro do segundo colocado, Lúdio Cabral, que  aparece com 13,20%. Em terceiro, em empate técnico com Lúdio, desopnta a candidata Janete Riva, com 12,50%.
 
Faltando menos de duas semanas para o pleito, também impressiona na pesquisa  Repórter MT/Segmenta o alto índice de eleitores que nãos abem em quem votar para governo de Mato Grosso: 40,40%.
   
José Roberto  e José Marcondes Muvuca, cujos investimentos são infinitamente menores que dos três primeiros, aparecem  com menos de 1% no levantamento. O candidato do Psol tem 0,90% e do PHS apenas 0,60%, na espontânea.
 
O instituto Segmenta ouviu mil pessoas entre o período de 18/09 a 20/09. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos, para mais ou para menos.
A coleta de dados foi encomendada pelo RepórterMT e  registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00087/2014. Veja os números.
 
Sobre a rejeição dos candidatos a governador, na amostra da Segmenta, é perguntado  em qual dos candidatos o eleitor não votariam de jeito algum. Na estimulada, Janete Riva do PSD, aparece em primeiro lugar, com 20,24% de rejeição do eleitorado.
 
José Pedro Taques figura pela primeira vez em segundo lugar na rejeição do eleitorado, com 12,60% de rejeição. Na seqüência, pela ordem, aparecem Lúdio, com 11,10%; José Marcondes Muvuca, 7,90%; e José Roberto Cavalcante, com 2,20%.  (Colaborou Raoni Ricci) 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet