Olhar Direto

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Notícias / Cidades

Preocupada com 'superlotação', ALMT cria comissão para visitar garimpo em Mato Grosso

Da Redação - Wesley Santiago

15 Out 2015 - 15:40

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Preocupada com 'superlotação', ALMT cria comissão para visitar garimpo em Mato Grosso
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão preocupados com a superlotação no garimpo localizado na Serra do Caldeirão, que fica a 20 km de Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá). O local, que ganhou destaque nos últimos dias por conta das pepitas de ouro encontradas, tem atraído cada vez mais ‘aventureiros’ em busca de enriquecimento. Por conta disto, foi criada uma comissão para visitar a região na manhã da próxima sexta-feira (16).

Leia mais:
Economia de Pontes e Lacerda cresce mais de 700% em alguns setores e prefeito defende garimpo
 
A formação da comissão foi determinada pelo presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), após sugestão do deputado Oscar Bezerra (PSB), que durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), manifestou a preocupação em função da grande quantidade de pessoas que estão na localidade (três mil) a procura de ouro.
 
“Em breve, o número de pessoas na localidade deve dobrar ou triplicar, então a preocupação do deputado Oscar Bezerra é pertinente e a Assembleia Legislativa estará presente no município para discutir o assunto”, afirmou Maluf.
 
A comissão foi formada pelos deputados Wancley Carvalho (PV), que é da cidade, Leonardo Albuquerque (PDT), que possui atuação política na região, além de Oscar Bezerra (PSB) e Pedro Satélite (PSD), que fizeram a solicitação para a visita do Parlamento estadual na localidade, além do deputado Wagner Ramos (PR), que visitou o garimpo nos últimos dias.
 
Corrida pelo ouro
 
Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira 'corrida pelo ouro' e já é chamada de ‘Serra Pelada de MT'. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamam a atenção e 'acirram' a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas, nos últimos 15 dias, estejam trabalhando na mineração.
 
A equipe do Olhar Direto, composta pelo jornalista Lucas Bólico e o repórter fotográfico Rogério Florentino, está no local acompanhando o dia-a-dia dos garimpeiros que se arriscam em busca de ouro. De lá, os repórteres do Olhar Direto mostraram as dificuldades e as curiosidades que envolvem o ‘acampamento’.
 
As matérias (com fotos e vídeos exclusivos) podem ser conferidas nos links abaixo:

► 'Corrida pelo ouro' reduz oferta por mão-de-obra em cidade de MT e até concessionárias migram para garimpo

► Com medo e sem equipamentos adequados, garimpeiros e amadores correm ‘contra o tempo’;fotos exclusivas

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • alexson
    16 Out 2015 às 18:34

    Nós brasileiros nunca vimos tamanhas preocupações com a SAÚDE,ESCOLAS,SEGURANÇA isso para o políticos corruptos não tem valor

  • adriana
    16 Out 2015 às 10:43

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Luciano
    16 Out 2015 às 10:39

    A AL-MT tinha uma comissão que fiscalizava as obras da Copa, se for a mesma...

  • maan
    15 Out 2015 às 18:01

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Cidadão
    15 Out 2015 às 16:44

    Corram pessoal... peguem o que puder... tem gente aqui da capital querendo também... kkkkkkkkk

  • dante silva
    15 Out 2015 às 16:31

    podia ter a mesma preocupação com o pronto socorro, agora ouro ouro jorrando da terra .

  • Joao
    15 Out 2015 às 16:20

    Duvido. Vão lá pra ver se sobra uma boquinha, kkkkkkkk

  • eleitor
    15 Out 2015 às 16:10

    Humm... Hummm... unrummm... Hummmm... Arammm...Hummm...Unrummm????