Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

reserva indígena

Riva e seus pares cobram solução sobre conflito em Maraiwatsede

Foto: Maurício Barbant/OD

Riva e seus pares cobram solução sobre conflito em Maraiwatsede
Os deputados estaduais Mauro Savi (PR) e Zeca Viana (PDT) seguiram o discurso do presidente da Assembleia Legislativa (AL), José Riva (PSD), na sessão desta quarta-feira (27) e criticaram a demarcação da reserva indígena de Maraiwatsede feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a qual gerou protestos de posseiros e xavantes contrários à demarcação nas rodovias BR-158 e BR-080, isolando cerca de 13 cidades do Araguaia.


Savi classificou como "absurda" a situação em Maraiwatsede, cuja demarcação passou por cima de terras remanescentes de Suiá Missú. "Índios não querem mais terra, querem é respeito", resumiu o parlamentar.

Na sequência, Viana taxou de "descompromissadas" as pessoas – no caso, a Funai – que realizaram o criticado trabalho de demarcação "sem base científica". Viana também enfatizou o fato de que muitas das reservas indígenas têm sido demarcadas pela Funai em cima de jazidas minerais que dificilmente poderão ser exploradas algum dia.

Na sessão da última terça-feira (26) o deputado José Riva cobrou que os parlamentares se unam para exigir da presidência da República uma solução imediata para o conflito agrário gerado pela demarcação da reserva indígena nas terras remanescentes da antiga fazenda Suiá Missú.

Na opinião do parlamentar, o governo federal tem sido irresponsável e dispensado tratamento “absurdo” à questão das terras indígenas.

Riva também criticou a Funai e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o qual não estaria “nem aí e não tem a honradez de responder as nossas solicitações”, declarou o deputado, referindo-se a requerimento feito há cerca de um ano a respeito da área de Maraiwatsede.

“Está na hora da classe política de Mato Grosso ir até a presidente Dilma Rousseff (PT) e pedir para ela ter piedade do Estado, não podemos ficar criando reserva indígena dessa forma. O problema é causado pelo Governo Federal e vemos a revolta da população da cidade, do poder público municipal e da comunidade indígena, que já aceitou dialogar sobre o tema”, defendeu.

Outro parlamentar envolvido com a questão de Maraiwatsede é o deputado estadual Baiano Filho (PMDB). Enquanto produtores e xavantes contrários à demarcação da terra tentam dar fim ao conflito agrário em reunião com o Ministério da Justiça em Brasília, o deputado está na área de litígio acompanhando o desenrolar das manifestações dos posseiros, que fecharam a rodovia BR-158 e a antiga BR-080 (hoje estadualizada como MT-322). Com informações das assessorias de imprensa dos deputados.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet