Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Contra corrupção

Servidor do Detran é preso em ação da Polícia; operação combate fraude na legalização de veículos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Servidor do Detran é preso em ação da Polícia; operação combate fraude na legalização de veículos
Um servidor e um ex-funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram presos na manhã de hoje, 3, em um cumprimento a mandado de prisão em operação conjunta realizada pelo órgão e agentes também da Delegacia Fazendária, Delegacia de Chapada dos Guimarães. Um dos presos é o servidor de carreira do Detran, Roberto Ramos dos Santos, e o ex-servidor comissionado, Eraclito Costa e Silva. A ação apura fraudes na legalização de veículos.  Nesta manhã foram cumpridos dois mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão.


No total, quatro pessoas estão presas pelo esquema. Duas em diligências na manhã de hoje e outras duas em razão de primeira fase da operação deflagrada em 17 de agosto. Os quatro suspeitos respondem por associação criminosa e corrupção ativa. O servidor também responderá processo administrativo no Detran.
 

Leia Mais:
Comprovante de venda de área pública por Silval é apreendido na casa de Riva em pasta de João Emanuel

A ação é um desdobramento de uma investigação iniciada em 17 de agosto  e que levou para prisão um despachante e um ex-funcionário do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran­MT) que na ocasião  foram presos em flagrante ao tentar transferir documentos de dois veículos, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte).  

Entenda:

O esquema começou a ser desarticulado depois que o diretor da Ciretran de Chapada dos Guimaraes foi procurado pelos envolvidos com proposta para acelerar o trâmite de processos de transferência da documentação de veículos dentro do Detran. Ele simulou aceitar e comunicou o Detran, em Cuiabá, que acionou a Polícia Civil para investigar.
 
Inicialmente seriam transferidos um automóvel Corolla e uma caminhonete S10, ambos os veículos com placas de Várzea Grande. Para cada documento seria pago R$ 200,00.
 
“Eles não conseguiram implantar o esquema, que seria permanente, se o chefe da Ciretran tivesse aceitado. Um procedimento que demoraria dias seria feito na hora”, explica o delegado Diego Maximiano.
 
O despachante Naianderson Godinho da Rocha, 41, e o ex-servidor Antônio Jefferson, foram presos em flagrante no momento que entregaram documentos de dois veículos e o pagamento ao diretor, na Ciretran em Chapada.
 
“A primeira vez que foram na Ciretran propuseram o esquema criminoso, o chefe do Ciretran simulou que aceitou. Quando foram levar os documentos para os procedimentos, esses dois presos de hoje não foram. Mas nos depoimentos do chefe do Ciretran, quando foram lá aliciar e oferecer a proposta, e dos presos, falam que  todos estavam juntos. Então representamos pela prisão desses dois e buscas na casa dos quatros”, explicou o delegado.

*Atualizada 07h57/9h e 10h20
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet