Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

decreto

Silval assina ato que permite perícia na divisa de MT e PA

Já está na mesa do governador Silval Barbosa um decreto de suplementação orçamentária que vai permitir transferência de recursos ao Exército Brasileiro para a realização de perícia técnica na fronteira de Mato Grosso e Pará, o que pode encerrar um longo período de dúvida a respeito dos reais limites das fronteiras entre os dois Estados.


Mato Grosso arcará com as despesas, pois é o autor da ação que questiona os atuais limites. Caso os marcos sejam revistos, o território mato-grossense ganhará mais de 2,4 milhões de hectares (algo equivalente ao Estado de Sergipe).  

"Agora vai. Todas as etapas burocráticas foram cumpridas. Só falta o governador assinar, nas próximas horas, o decreto para que a suplementação ocorra e o Exército possa dar inícia aos trabalhos", explicou o procurador geral do Estado, Dorgival Veras, em Brasília, para o Olhar Direto.

Segundo Veras, o serviços serão realizados em três etapas. Na primeira, que pode levar entre 15 e 30 dias, o Exército fará uma inspeção in loco com objetivo de constatar visualmente os dados e acidentes geográficos.

Numa segunda etapa, os militares vão se debruçar sobre documentos histórico de ambos os Estados e, possivelmente, devem fazer contatos com especialistas e historiadores.

Por fim, o veredito final será emitido com base nas análises documentais e na checagem de todos os dados levantados e apurados em ambas as unidades federativas. "O importante é encerrarmos essa dúvida que persiste há várias décadas e com o parecer do Exército Brasileiro, que é uma instituição respeitada pela sua equipe técnica", declarou Veras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet