Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Getúlio Grill

Tendência no mundo todo, gastronomia peruana começa a conquistar adeptos em Cuiabá

25 Jan 2013 - 10:15

Especial para o Olhar Direto - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Cebiche misto: peixes e frutos do mar.

Cebiche misto: peixes e frutos do mar.

Tendência forte em grandes cidades por todo o mundo, a gastronomia peruana vem conquistando cada vez mais adeptos com seus sabores marcantes, temperos variados e características saudáveis. E, em Cuiabá, também vem ganhando seguidores, através das criações do Chef Cleber Costa, do Getúlio Grill.


Peru e Espanha em Cuiabá: Ceviches refrescam até escaldantes 40 graus

Os Cebiches – ou Ceviches – são os pratos mais conhecidos da cultura peruana, consistindo em peixes frescos, ou frutos do mar, cortados em cubo, marinados em bastante suco de limão, pimenta, condimentos variados e lâminas de cebola roxa, além de outros toques que incrementam o prato.

Comer peixe cru há muito deixou de ser algo diferente em Cuiabá, onde se proliferam restaurantes de comida japonesa mais e mais a cada dia. No entanto, por tratar-se de uma maneira bastante peculiar de servir peixe cru, o Chef Cleber confessa que, no início (há pouco mais de um ano, quando o novo cardápio foi lançado) ainda houve alguma resistência em provar e conhecer.

“Mas isso já passou. Quem provou gostou bastante e acabou virando adepto desta gastronomia que é riquíssima de sabores, uma das mais ricas do mundo”, conta Cleber, acrescentando que chefes de cozinha do mundo inteiro têm voltado os olhos ao Peru para conhecer as tantas novidades gastronômicas que o país oferece.

Os Cebiches do cardápio do Getúlio são encontrados em diferentes versões: com variados peixes, com frutos do mar e com a mistura de ambos. Atum e Salmão frescos também estão nas composições destes Cebiches, o que não é tradicional. Cleber explica que resolveu acrescentar estes peixes por eles já serem íntimos ao paladar dos cuiabanos.

                                            

Além do prato “símbolo” do Peru, o menu também contém as Tiraditas, lâminas de peixe (mais grossas que em um carpaccio) mergulhadas no Leite de Tigre, uma marinada de limão, caldo de peixe, pimenta e temperos.

Para quem quer fugir do peixe cru, existem opções com boa saída, como o Tabule de Quinoa servido com Creme de Iogurte e o Lomo Salteado, um espetinho de Filé Mignon servido com molho de Ostras.

Para beber, o tradicionalíssimo Pisco Sour, claro! Um drink preparado com o Pisco – uma cachaça típica peruana feita a partir de uvas – limão, açúcar e clara de ovos. Essas últimas não deixam cheiro nem gosto, apenas dão uma textura mais cremosa ao delicioso drink. Outras bebidas à base de Pisco compõem o cardápio.

Uma “ilha” dentro do restaurante é onde o chef prepara os pratos de origem peruana - além de também trabalhar com sabores da Espanha e Japão. Ali, o cliente pode observar todos os passos de Cleber e interagir com ele, que adora dar dicas e sugestões.
A ideia da ilha é realmente aproximar o cliente dos sabores ofertados. Todos os pratos são de pequenas proporções, de modo que uma pessoa, mesmo que esteja sozinha, possa experimentar vários itens do cardápio. Buen Apetito!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet