Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

investigações em vista

Vereadores de Cuiabá aprovam abertura de CPIs para investigar Mendes e contrato da Prefeitura com a CAB

Vereadores de Cuiabá aprovam abertura de CPIs para investigar Mendes e contrato da Prefeitura com a CAB
Vereadores da capital aprovaram na sessão matutina desta terça-feira (20) a abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar atos do prefeito Mauro Mendes (PSB) com relação a supostos direcionamento em licitação e também a para análise do contrato vigente entre a CAB e a Prefeitura municipal.


A CPI para investigar Mendes foi proposta por pelo vereador Toninho de Souza (PSD) e contou nove assinaturas favoráveis dos vereadores Allan Kardec (PT) Walter Arruda (PSDC) João Emanuel (PSD) Arilson da Silva (PT) Ricardo Saad (PSDB) Maurélio Ribeiro (PSDB) Onofre Júnior (PSB) e Clovito Hugueney (PTB) que reassumiu seu posto de titular até então ocupado por Néviton Fagundes (PTB) (que não assinou o documento).

Vereadores acusam Silval de prejudicar comércio de Cuiabá com demora de obras; Secopa diz que prefeitura autoriza interdições

No requerimento, Toninho de Souza diz que, "conforme dados oficiais apontados pela Justiça Eleitoral, o empresário Valdinei Mauro de Souza doou R$ 1,2 milhão à campanha eleitoral do prefeito Mauro Mendes".

Ainda enfatiza o requerimento: "Consta que Valdinei é sócio do empresário Wanderley Torres, dono da empresa "Trimec Construções", a qual, em 2013, enquanto Mauro Mendes já figurava como prefeito, ganhou de forma surpreendente um certame licitatório para locação de máquinas pesadas para a Prefeitura de Cuiabá, no valor de R$ 4,5 milhões".

Segundo o vereador, o que sugere uma eventual prática de atos improbos, é que Mauro Mendes vem a ser sócio de Valdinei Mauro de Souza em empreendimentos ligados à mineração, especificamente nas empresas denominadas "Maney Mineração Casa de Pedra" e "Maney Mineração do Pará".

No final, conclui: "Impõe-se, por conseguinte, uma completa investigação, justificando-se plenamente a criação de CPI para averiguar supostas irregularidades no processo licitatório envolvendo o aluguel de maquinários pela empresa "Trimec Construções" à Prefeitura de Cuiabá".

O presidente da Casa de Leis, João Emanuel, aplaudiu essa iniciativa do vereador Clovito, que é da base governista. "Trata-se da primeira CPI para apurar fatos específicos do prefeito municipal. Este Parlamento existe para fiscalizar, não para exercer papel coadjuvante. Tem um compromisso com o município e seus habitantes".

Com relação à CPI da CAB, o requerimento foi proposto pelo vereador Renivaldo Nascimento, PDT. Os vereadores apontam irregularidades e abusos que a empresa tem cometido, com falhas e longos atrasos no abastecimento, além de promover cobranças de taxas incompatíveis à realidade dos serviços ofertados.

Na época da Sanecap, a água atrasava de dois a quatro dias em alguns bairros. Agora, com a CAB, já chega a sumir das torneiras por 15 dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet