Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Conflito iminente

Wellington, Cidinho e Maggi fazem apelo antes da retirada de Suiá Missu

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) fez gestão ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) para ele intervir junto à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao Ministério da Justiça, no sentido de impedir a desintrusão (retirada) de não índios do distrito de Estrela do Araguaia/Posto da Mata, em Mato Grosso, em função do cenário na região e clima tenso, com provável derramamento de sangue.


A preocupação foi manifestada diante do que o parlamentar tem recebido de informações de líderes produtores e comunitários da região do conflito, o distrito onde está a terra indígena Xavante Marãiwatsédé, na área da antiga fazenda Suiá Missu, cerca de 1.000 Km a Nordeste de Cuiabá, na divisa do Estado do Tocantins.

Deputado Daltinho conta bastidores, omissão e história de Suiá Missu
Maquinário usado para destruir construções em Suiá-Missú chega na região do conflito em Mato Grosso

Concomitantemente, o senador José Aparecido dos Santos, Cidinho, e Blairo Maggi, ambos do PR, fizeram um último apelo hoje à presidente Dilma Rousseff durante lançamento em Brasília do Programa de Investimento em Logística: Portos, PAC Portos. Um apelo de caráter pessoal sobre o clima de extrema delicadeza e tensão no distrito.
"Nossa maior preocupação é em relação à vida dessas famílias. Já percebemos que muitas delas estão dispostas a tudo para permanecerem no local onde construíram suas histórias", ressaltou.

Comissão Externa

Parlamentares de diversos Estados estiveram no distrito de Posto da Mata, para fazer um reconhecimento da situação no local no final de novembro. A comitiva reuniu depoimentos de moradores e lideranças indígenas em um relatório oficial que tem o objetivo de nortear um entendimento sobre o conflito.

O material foi distribuído às autoridades do Executivo e Judiciário na sexta-feira passada. O documento foi apresentado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do processo de litígio entre produtores rurais, comerciantes e índios (Com informações da Assessoria).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet