Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

CLUBES DE TODAS AS REGIÕES

Governo projeta Peladão como maior competição do Centro-Oeste; final em agosto na Arena Pantanal

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Pedro Taques desafiou organizadores a quebrar recorde de clubes inscritos, em 2018

Pedro Taques desafiou organizadores a quebrar recorde de clubes inscritos, em 2018

O governador José Pedro Taques (PSDB) espera que em 2018 mais de 600 equipes estejam inscritas de todas as microrregiões de Mato Grosso no Campeonato Peladão de Futebol Amador. “Espero que tenhamos condições de realizar o maior Campeoanto do Centro-Oeste e, talvez, da Amazônia Legal, superando o de Manaus, que [dizem] possui 600 clubes”, observou o chefe do Poder Executivo. A final da edição de 2016 será no dia 27 de agosto, na Arena do Pantanal.


Leia Mais:
Maior campeonato de futebol amador de MT vai reunir 200 clubes e tem início nesta 2ª feira
 
Pelo menos três representantes de cada um dos 200 clubes compareceu ao Ginásio Aecim Tocantins, na noite desta segunda-feira (22), para o Congresso Técnico e lançamento da competição. “Creio que em 2017 poderemos passar de 300 equipes e, talvez, em 2018, superar os 600 inscritos, com todos os municípios tendo representantes”, projetou o governador, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Pedro Taques contou uma passagem do seu tempo de adolescência. Embora tenha demonstrado muito mais habilidade com os livros, ele revelou que chegou a participar de “peneira” no Clube de Regatas do Flamengo. “Fui aprovado, mas desisti, porque sou são paulino”, avisou ele, arrancando gargalhadas e aplausos da platéia.
 
O governador recordou que a população tem direito ao lazer e citou que sua paixão pelo esporte rei é antiga. “Eu tinha cinco anos de idade, mas me lembro da escalção do Clube Esportivo Dom Bosco de 1979: Mão de Onça, Tuca, Bargas, Fidélis, Pelego, Gonçalves, Adilson”, citou ele, acertando boa parte do elenco do Leão da Colina Iluminada.
 
Idealizador do torneio, o radialista Cláudio Kiesqui, da equipe Amadorismo no Ar, aceitou o desafio lançado por Taques. “Vamos nos esforçar para cumprir a orientação do comandante: 600 inscritos em 2018”, definiu Kiesqui.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) agradeceu Taques por acreditar em seu projeto, em defesa do amadorismo. “É uma forma de assegurar lazer e de integrar  as comunidades”, avaliou Santos.
 
O secretário de Estado de Educação e Esporte, Permínio Pinto Filho, é também presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol de 7, que cede a franquia para operacionalizar a competição. “Eu amo esporte e o futebol está no sangue. Então, faremos de tudo para ajudar”, emendou Permínio.
 
Exemplo de dedicação
  
Quando o Cruzeiro Esporte Clube, do bairro São Benedito – região Oeste de Cuiabá, iniciou as suas atividades em 12 de fevereiro de 1972 era Sábado Gordo de carnaval. O presidente da República era o gaúcho Emílio Garrastazu Médici e o governador de Mato Grosso era Pedro Pedrossian, em um Estado ainda unificado; a moeda era o Cruzeiro; o campeão brasileiro era o Clube Atlético Mineiro; o AI-5 estava em vigor; o bairro mais distante da área central de Cuiabá era Coxipó da Ponte, no Sul, e o Ribeirão do Lipa, no Oeste.
 
E é nesse cenário que surgiu uma das mais tradicionais equipes do futebol amador de Mato Grosso: o Cruzeiro Esporte Clube. Até hoje comando pelo senhor Pedro Ribeiro Correa, 68 anos, há 44 na diretoria da agremiação. Agora o Peladão retoma as atividades depois de quatro anos parado e o Cruzeiro crê ser possível chegar longe.  
 
Na primeira fase as equipes serão dividas por polos e os jogos serão no formato mata-mata em uma única partida, ou seja, 100 das 200 equipes serão eliminadas logo na primeira rodada. A segunda fase será disputada com partidas de ida e volta. As fases eliminatórias seguem até a grande final, que será disputada no dia 27 de agosto na Arena Pantanal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet