Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política BR

COBERTURA OD

“Não vai ter golpe, vai ter luta”; comitiva de MT chega a Brasília para barrar o impeachment

16 Abr 2016 - 13:13

De Brasília - Jardel P. Arruda/ Da Redação - Arthur Santos da Silva

Foto: Jardel P. Arruda

“Não vai ter golpe, vai ter luta”; comitiva de MT chega a Brasília para barrar o impeachment
Dois ônibus ocupados por membros da Frente Brasil Popular em Mato Grosso chegaram na manhã deste sábado (16) a Brasília pouco antes do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva discursar no ato do Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe. Para barrar o impeachment de Dilma Rousseff, o mar vermelho grita: “não vai ter golpe, vai ter luta”. O Olhar Direto acompanha todas as manifestações, contando com um enviado especial, o jornalista Jardel Arruda.

 
Leia mais:
Olhar Direto cobre votação do impeachment da Câmara Federal e acompanha caravanas


Após aproximadamente 18 horas de viagem, os representantes de Mato Grosso, em sua maioria jovens, reuniram-se com movimentos como a Central Única dos Trabalhadores, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, União Nacional dos Estudantes e Central dos Trabalhadores Brasileiros. Estimativas preliminares dão conta de cinco mil apoiadores de Dilma na Esplanada dos Ministérios.
 
Para aprovar amanhã (17) o prosseguimento do processo de impeachment , a oposição precisa contar com 342 votos. A força dos movimentos populares, porém, posta-se como uma barreira em favor da democracia. A comitiva que partiu da Universidade Federal de Mato Grosso se une a outros que estão desde o começo da semana no Planalto Central.



Lula, figura máxima do Partido dos Trabalhadores, foi incisivo durante sua fala contra os deputados que pretendem derrubar a presidenta Dilma Rousseff. "Precisamos conquistar metade dos 513 votos, ou não deixá-los conquistar 342. É uma guerra de sobe e desce, parece a bolsa de valores, tem hora que o cara está com a gente, tem horas que não está mais", disse.
 
Caso o empenho do ex-presidente e de todos os movimentos populares seja insuficiente e a Câmara dos Deputados dê prosseguimento ao impeachment , uma vez instaurado o processo no Senado, Dilma fica afastada temporariamente de suas funções até que o julgamento seja concluído, em no máximo 180 dias. Assim feito, assume o cargo o polêmica vice, Michel Temer (PMDB), e o contestado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) passa a ser o próximo na linha sucessória.

O fato do representante do PMDB assumir seria, segundo Lula, uma prova maior do “golpe”. "Se o Temer quer ser candidato, não deveria tentar através do golpe, ele deveria tentar a eleição, esperar chegar 2018. O PMDB é partido grande, ele se candidata e vamos para as urnas, vamos debater, vamos convencer o povo quem é melhor para o país", afirmou o ex-presidente.




Além de políticos, jovens aumentam o coro pela democracia. O enviado especial do Olhar Direto conversou com Fabíola Loguercio, diretora da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, atuante em Porto Alegre (RS) e em Brasília há três semanas.

“Eu sei que por mais que a gente precise avançar muito ainda no nosso país, principalmente na educação, inclusive na educação de base, já que a educação universitária foi uma das que mais avançou, com acesso às universidades, enfim, eu sei que isso só vai ser possível se a gente permanecer em um Estado democrático”, salientou Loguercio.
 
Dilma Roussef sofre o processo por, supostamente, ter cometido crimes de responsabilidade. Os objetos do procedimento seriam: decretos que criaram créditos adicionais (para regulação do superávit financeiro) e uma “pedalada fiscal”, que seria o “Plano Safra”, ao empurrar para Bancos Oficias contas que deveriam ser pagas com dinheiro do Tesouro Nacional. Ocorre, porém, que para grande parte dos juristas as acusações são genéricas, fruto apenas de interesses políticos da oposição.
 


Mais comitivas nascidas em Mato Grosso devem chegar a Brasília nas próximas horas. O Olhar Direto continuará acompanhado os acontecimentos. Na Esplanada dos Ministérios, as palavras de ordem seguem em alto som: “pedir impeachment é pura hipocrisia, esses corruptos só querem o poder, moral para isso, eles nunca vão ter. Você golpista, vamos pegar na unha, esse impeachment vamos botar no Cunha. Você traíra, os que agora tremem, esse impeachment, vamos botar no Temer”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet