Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Safra 2012/13

Primeiro foco de Ferrugem Asiática em Mato Grosso é encontrado em Alto Araguaia

13 Nov 2012 - 14:55

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Primeiro foco de Ferrugem Asiática em Mato Grosso é encontrado em Alto Araguaia
O primeiro foco de Ferrugem Asiática em Mato Grosso acaba de ser encontrado no município de Alto Araguaia, na região sul. O registro foi feito através do Consórcio Nacional Antiferrugem, por meio do sistema de monitoramento online de dispersão da doença, segundo alerta a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O fungo foi localizado em soja guaxa e, de acordo com o gerente institucional da Aprosoja, Nery Ribas, o tempo seco estava ajudando no controle da doença, mas com a intensificação das chuvas, o fungo, que estava latente nestas plantas, encontrou o ambiente necessário para se desenvolver.

Soja guaxa “não tem dono” e só agora projeto pretende regularizar situação
Ferrugem pode ser ponto crítico da próxima safra de soja

Durante o último vazio sanitário, a Aprosoja percorreu o Estado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e apontou a existência de quantidades preocupantes de sojas guaxas à beira de rodovias, obras e terrenos urbanos.

Um alerta foi feito para os produtores, para redobrar os cuidados e aumentar a atenção sobre a possibilidade de focos. Ribas aconselha os produtores a acompanhar o mapa de dispersão da ferrugem no site do Consórcio.

“Ainda não registramos nenhum caso em lavoura, mas este ano o número de plantas guaxas com a presença de esporos do fungo foi bem maior do que nos outros anos, e isto pode ser uma ‘ponte’ para a disseminação da doença”, disse o gerente da Aprosoja.

A ocorrência foi registrada pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Mapa. De acordo com o coordenador do ministério, Wanderlei Dias Guerra, pelo menos 80% das plantas que nasceram às margens das estradas durante o período do vazio sanitário eram portadoras da ferrugem asiática.

Capacitação contra a Ferrugem

Na próxima sexta-feira (16) será realizado um treinamento para os técnicos que irão atuar na análise e identificação dos casos de ferrugem nos 10 mini-laboratórios do projeto Antiferrugem, instalados em todas as regiões do estado.

O treinamento será realizado por Wanderlei Dias Guerra, no laboratório de Fitopatologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Os técnicos serão capacitados para operar os equipamentos e dar suporte ao produtor rural na identificação da doença. O projeto conta com a parceria da Embrapa e da empresa Basf, fornecedora dos Digilabs.

Com informações da Aprosoja.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet