Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Grupo gestor do Plano ABC é instituído no ES

A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Espírito Santo (SFA-ES) realizou, na semana passada, em Vitória, o Seminário de Sensibilização do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), que tem como objetivo promover a redução das emissões de gás carbono na atmosfera. Na ocasião, também foi assinada a portaria que instituiu o Grupo Gestor do Plano ABC no Espírito Santo.

O encontro apresentou os benefícios do programa e procurou sensibilizar e mobilizar técnicos e ligados ao setor produtivo agropecuário, bem como todas as instituições que tenham interface com este segmento, a aderirem ao Programa ABC - coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e inserido dentro do plano federal.

Para auxiliar implementação dos projetos financiados pelo ABC nas propriedades rurais, o Mapa trabalha na criação dos Grupos Gestores Estaduais (19 até o momento), que orienta na divulgação e implementação da proposta nas unidades da Federação.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do ministério, Erikson Chandoha, o principal desafio para que o produtor tenha acesso ao crédito oferecido pelo programa é a elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. "É preciso instruir os interessados sobre a dimensão da proposta, como os benefícios aos produtores e à sociedade, e auxiliá-los na aquisição de recursos para implementar práticas agrícolas sustentáveis no campo", explicou.

De acordo com o superintendente Federal de Agricultura, José Arnaldo Alencar, o plano beneficia toda a sociedade. “Procuramos trabalhar com todos os agentes da agricultura e da pecuária e o lançamento deste plano é uma grande conquista que beneficiará a toda a população, principalmente pelos benefícios ambientais da utilização de práticas ambientais”, declarou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet