Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 27 de julho de 2021

Notícias / Pecuária

reduzir custos

Programa Balde Cheio apresentará resultados durante a Superagro

Evento que promove a qualidade da pecuária leiteira em Minas acontece no dia 05 de junho.

Assessoria de Imprensa Superagro Minas 2013

07 Mai 2013 - 08:43

Tornar o produtor rural mais competitivo, reduzir seus custos, aumentar sua produtividade e ainda melhorar a qualidade do leite do rebanho são alguns dos objetivos do Programa Balde Cheio, coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O Programa promove o desenvolvimento da pecuária leiteira, transferindo tecnologia dos serviços de extensão rural, com 180 técnicos atuando como multiplicadores em mais de 200 municípios mineiros.

O sucesso do Programa é comprovado com a participação de cerca de dois mil produtores rurais cadastrados. Os resultados do Balde Cheio serão apresentados no dia 05 de junho, compondo a programação da Superagro Minas 2013, que acontece entre os dias 29 de maio e 09 de junho no Complexo Expominas/Parque da Gameleira.

Para o evento são esperados cerca de 1.500 participantes, entre técnicos e produtores rurais. “O foco do Programa é viabilizar a produção de leite e intensificar a produção por área através da adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade. Pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados com o aumento da produtividade e dos lucros”, explica o diretor da Faemg e coordenador do Programa Balde Cheio, Rodrigo Alvim.

Implantação - Para participar do programa, existem critérios e metodologias específicas para implantação nas propriedades. O produtor recebe orientação dos técnicos da Faemg e ainda visitam uma unidade demonstrativa do Balde Cheio, para ver na prática o funcionamento de toda a estrutura. “O produtor passa por um estágio técnico em uma unidade demonstrativa sob a orientação de um técnico local. Aderindo ao programa, ele é orientado para o manejo correto de pastagem do gado, controle zootécnico e gestão de produtividade”, explica Alvim.

O proprietário de uma fazenda localizada em Estrela Dalva (MG), Fernando Carvalho, aderiu ao programa Balde Cheio há dois anos e comemora os resultados com a produção diária de 2,6 mil litros de leite. “Antes de seguir as orientações do Balde Cheio tinha 150 vacas e produzia apenas 1.200 litros. Meu sistema de manejo não era estratégico”, disse Carvalho que, após seguir as orientações, conseguiu aumentar a produtividade. “Depois de aderir ao Programa consegui minimizar os custos de produção. Segui à risca as orientações dos técnicos do Balde Cheio, o que proporcionou melhorar bastante a produtividade”, comemora.

Realização - A Superagro é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Programação 2013
◦ 53ª. Exposição Estadual Agropecuária – 29 de maio a 9 de junho
◦ II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável –7 de junho
◦ Seminário Internacional sobre Indicações Geográficas e Queijos Artesanais - 4 a 6 de junho
◦ 22ª. Expocachaça - Feira e Festival Internacional da Cachaça – 6 a 9 de junho
◦ 4ª. Expovet Minas - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários 7 a 9 de junho
◦ Balde Cheio – 5 de junho
◦ Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal – 6 de junho
◦ Feira da Agricultura Familiar – 6 a 9 de junho
◦ Seminário Apícola - 8 de junho.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet