Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Brasil espera iniciar exportação de frango ao México em breve

"As negociações estão andando muito bem. Esse é um fato novo que pode efetivamente dar uma alavancada em volume e até, naturalmente, em preço, porque valoriza", disse à Reuters o presidente da Associação Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

Nos cinco primeiros meses do ano o volume de carne de frango exportado pelo Brasil apresentou um recuo de 5,7 por cento ante 2012, somando 1,584 milhão de toneladas.

As autoridades mexicanas anunciaram há cerca de um mês a isenção de tarifas para importações em uma cota de 300 mil toneladas de frango por ano, na tentativa de atenuar o pico dos preços e domar o aumento da inflação no país.

Turra estima que o Brasil possa ficar com cerca de 200 mil toneladas da cota total. Este volume, diluído nos meses que restam em 2013 representaria exportações de cerca de 30 mil toneladas.

"Já foi feita a missão, já houve intercâmbio de informações com as autoridades mexicanas. Compradores estão esperando só o sinal verde para entrar", disse ele, explicando que a pendência é a assinatura do acordo sanitário entre os dois países.

Segundo o presidente da Ubabef, outros países que deverão ser incluídos na lista de isenção do México, como Argentina e Chile, não teriam estoques para atender à nova demanda.

O volume extra de 30 mil toneladas representaria um aumento de quase 9 por cento sobre as exportações totais de maio, de 343,9 mil toneladas.

Turra aponta ainda uma perspectiva de maior demanda pelo Oriente Médio nos próximos meses.

"No próprio Oriente Médio, em função da queda de oferta de outras regiões onde há problema de gripe aviária, como a Ásia, há uma sinalização de aumento de importação de frango brasileiro", disse.

Em termos de receita, as exportações brasileiras vivem um momento positivo, com recorde de 770 milhões de dólares em abril e um valor próximo disso, de 766,4 milhões de dólares no mês passado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet