Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

MERCADO

Cuba inspeciona cinco frigoríficos de Mato Grosso durante missão no Brasil

Foto: Ilustração

Cuba inspeciona cinco frigoríficos de Mato Grosso durante missão no Brasil
Cinco frigoríficos de carne bovina de Mato Grosso estão na lista da missão sanitária de Cuba. Os representantes da autoridade sanitária cubana estão no Brasil desde segunda-feira (12), aonde irão visitar unidade de processamento de carne bovina e fabricantes de produtos lácteos.

Ao todo serão visitados, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 36 frigoríficos de carne bovina e 14 indústrias de produtos lácteos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é que a reunião final entre autoridades cubanas e brasileiras será realizada no dia 6 de junho, na sede do Mapa.

Em Mato Grosso, revela o Mapa, serão inspecionadas unidades de processamento de carne bovina em Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Matupá, Sinop e Nova Canaã do Norte.

Leia também
Rússia libera mais um frigorífico bovino de Mato Grosso após quase três anos de embargo
Exportações de carne bovina sobem 24,2% mesmo com doença confirmada

Dados da Balança Comercial do Agronegócio, divulgados pelo Mapa, recentemente, mostram que no primeiro quadrimestre não houve exportação de carne bovina de Mato Grosso para Cuba. Nem nos registros do período em 2013.

As autoridades cubanas irão avaliar as condições higiênico-sanitárias das indústrias e frigoríficos que pretendem habilitar para exportar para eles.

Conforme o diretor substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Clóvis Serafini, tais habilitações cubanas possuem um determinado prazo de vigência e que por isso periodicamente o país realiza uma missão ao Brasil para acompanhar como estão às condições dos estabelecimentos e assim manter a comercialização de origem animal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet