Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Segregação e o convencimento pelo medo: as armadilhas que uma eleição pode causar

Autor: Fernando Henrique da Conceição Dias

10 Out 2022 - 08:00

Segregação e política o que isso tem de congruente? É possível ganhar uma eleição segregando? Sim... É possível e isso já aconteceu em diversas Nações ao longo da história da humanidade. Como Economista costumo dizer que a Economia é a ciência mais dúbia que existe, pois através dos números ela pode causar o alento ou o desespero, de acordo como é interpretada. O voto é subjetivo, existe ‘n” motivos para votar em um candidato. Dessa forma a subjetividade é inimiga dos números. Você pode ter números robustos economicamente e não ganhar uma eleição. Porque a percepção do POVO, não vem da noção do caminho certo.... Vem daquilo que eu não quero me tornar... ou seja daquilo que eu ABOMINO.... DAQUILO QUE EU TENHO MEDO.

Dessa forma, na eleição anterior a esquerda expôs a extrema direita, com os discursos de medo como: “ No Brasil vai ter um golpe militar; haverá intolerância aos homossexuais; haverá perda de empregos e direitos trabalhistas entre uma serie de “temores”. A direita usa um discurso dos anos 60, 70 e 80, contra o comunismo (nunca existiu em nosso país), a luta entre o bem e mal; vamos virar uma Venezuela.... Enfim.... O discurso do medo.....  Ambas usam esse discurso para vencer a eleição. No dia a dia político isso pouco tem validade, já que o suposto comunista vai ter que sentar com o suposto armamentista e chegar a uma conclusão de uma política pública, de um recurso, afinal o sistema é Presidencialista.

 Como Economista e Professor, abomino o discurso do medo. Prefiro o discurso tecnocrata, do que será feito.... Prefiro as propostas. Sou contrário a moralização da Política, isso não existe. Não existe certo ou errado na política, o que existe e a confusão da figura do POLÍTICO com o que realmente é a política. Nem sempre o Político eleito faz política. São coisas TOTALMENTE distintas. Inclusive a maioria deles fazem POLITICAGEM. São despreparados intelectualmente, despreparados por aptidão e as vezes são eleitos.... PORQUE O VOTO É SUBJETIVO. “ ah vou votar nesse cara porque ele defende as pautas Bolsonaristas”... Ah vou votar nesse cara, porque ele defende as pautas Lulistas” As propostas sempre ficam em segundo plano e com as redes sociais piorou MUITOOOOO, o tipo de candidato..... O que importa é muito mais o discurso ideológico do que as propostas ou até mesmo a percepção de que aquela pessoa tem condições de FAZER POLÍTICA.

Eh meus amigos.... Sinto lhes informar que independente do resultado da URNA, você terá que conviver com o Bolsonarista e o Lulista, porque antes de tudo são cidadãos e estão amparados pela constituição. Candidato de pauta tem vida curta na\ política, até porque conversa fiada tem prazo de validade.  Então SEGREGAR não é o caminho para o desenvolvimento. E jamais será.... Só ver os países com maior senso de CIDADANIA, são os que conseguem fazer maior políticas públicas ou seja existe uma universialização dessas políticas que agradam há todos.

Precisamos rever esse discurso do MEDO. Já está bem batido. Causa pânico, mentiras e principalmente divide ao invés de agregar. Precisamos pensar em uma política INCLUSIVA. Não existe eles e nos na polítuica..... Isso deve ficar no pleito eleitoral. Acabou a eleição, devemos cobrar aquilo que os representantes foram eleitos pra fazer: POLÍTICA.... Política não vê cor, não vê lado, não vê crença, não vê região..... Política é um instrumento importante para a CIDADANIA.

Que possamos votar com nossas convicções e respeitar as dos outros. E ajudar a construir um País, independente de quem for vencedor. A eleição acaba agora...... Uma Nação não deve ser dividida por POLÍTICOS E POLITICAGEM.  A construção de uma Nação solida, passa pelo sentimento de pertencimento. Atualmente a polarização política é o espelho da segregação. Segregar não é o caminho..... A esperança não surge do medo mas da vontade de vencer.


Fernando Henrique da Conceição Dias (fhdias1290@gmail.com)
Economista
Mestrando em Economia pela UFMT
Pós graduado em Gestão de Projetos
Gerente Comercial e Especialista em crédito imobiliário
Graduando Superior em tecnologia de Gestão de cooperativas
Consultor de Tecnologia e Inovação
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet