Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

O segundo turno é uma eleição diferente

O segundo turno é uma eleição diferente, é uma nova eleição, tudo que passou é passado, mas esse passado serve também para a avaliação de erros e o planejamento centrado contra um adversário único.
 
As dúvidas estão soltas no ar e nas cabeças de todos: até onde será importante buscar apoio dos candidatos eleitos (governadores e parlamentares)? Será que é importante mudar a imagem do candidato? Será que entonação da voz vence eleição? Será que é a hora de contratar um novo Marqueteiro, e que saiba trocar pneus com o carro andando?

São tantas dúvidas, sem deixar de pensar nas dívidas.

Veja que o 2º turno é uma nova eleição com muitos ingredientes políticos e até com novas características: a começar pelo horário eleitoral gratuito, que terá o tempo absolutamente igual para os dois candidatos, por isso, é importante usar preparo para os novos enfrentamentos “olhos nos olhos”, e com certeza haverá a tentativa de desconstrução da imagem do candidato, buscando no passado do adversário, tudo que este fez de errado e soltar no ápice da discussão e no momento final do embate.
 
O segundo turno é como se fosse uma decisão de campeonato com prorrogação, as duas equipes já estão cansadas e com pouco tempo para recuperar as energias, pois a folga é de uma semana. É o recomeço do jogo com o placar zerado, o importante é desfazer o clima do “já ganhou”, pois todos os detalhes são importantíssimos e são os pequenos objetos que provoca grandes tropeços.
 
Agora, cabe a nós eleitores não ser omissos, esse ato não ajuda a construir a democracia, pois é votando que se aprende a votar, mas infelizmente o resultado do primeiro turno foi registrado número absurdo de preguiçosos democráticos, por protesto ou por nojos aos políticos.

O voto é uma ação que pode mudar tudo que está errado na vida do país, pois é através dele que mantemos a democracia e dá a possibilidade real de trocar os dirigentes incompetentes e desonestos, e que a vontade da maioria vença, mas o resultado depende do seu voto, fica a certeza de que nem sempre a maioria é a melhor da composição da sociedade, por que como forma de protesto, muitos eleitores não estarão votando. 

O importante é votar, pois de eleição em eleição, é que aperfeiçoamos a própria democracia, e nos dá a certeza de que o segundo turno também funciona como a purificação da vontade dos eleitores e devolvendo ao povo o subproduto do que sobrou, sendo caracterizado como o último filtro e a ultima peneira fina, da democracia nesta eleição.


Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com         


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet