Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

No mês dos professores, uma homenagem aos preceptores

No dia 15 de outubro é celebrado o dia dos professores, data que os brasileiros homenageiam o profissional que forma todas as outras profissões. Na verdade, o professor forma pessoas. Aproveito o momento para falar dos preceptores, profissão ainda não muito conhecida, mas extremamente importante.
O preceptor médico, função que exerço no Hospital de Câncer de Mato Grosso, atua tanto na teoria como na prática, estando lado a lado do residente na execução das tarefas médicas. O objetivo da preceptoria é qualificar e ensinar, levando aos novos médicos a se formarem especialistas.

Na verdade, tomando o meu caso como exemplo, o preceptor ensina o aluno a se formar como cirurgião, mas isso não envolve apenas fazer a cirurgia em si, mas também ensinar a trabalhar com as indicações e contraindicações, tratamentos que existem e, acima de tudo, a se relacionar com o paciente e seus familiares em todos os momentos.

Neste processo de ensino o residente fica mais próximo do paciente que o próprio preceptor. É claro que a responsabilidade do paciente fica a nosso cunho, afinal o residente é supervisionado, mas é o aluno que fica frente a frente ao paciente. Por isso a importância de formar bem este futuro médico especialista, ele tem muita responsabilidade em suas mãos.

Quando estou ensinando os residentes, costumo ressaltar que minha missão, e sei que a de todos os preceptores é a mesma, é formar um profissional técnico, ético, com caráter, que tenha a habilidade de lidar com os pacientes e com equipe multiprofissional. Tem outro fator que tenho batido na tecla, a humanização. A medicina me ensinou muitas coisas, e uma delas é que o contato do médico com o paciente deve ser profundo, no sentido de ouvi-lo, entendê-lo e até mesmo se colocar no lugar.

Por saber de todas essas responsabilidades do preceptor, acredito que também devemos reconhecer o trabalho de todos que guiam seus alunos com muita sabedoria. Quando você vai a uma unidade de saúde e é atendido por um residente, saiba que por trás de tudo há muita vontade, tanto de um professor de ensinar quanto de um aluno de aprender.

Parabéns a todos, declaro aqui a admiração de um Cirurgião Oncológico por todos àqueles que dedicam seus conhecimentos a formar o próximo! Parabéns, em especial, aos meus professores, que me ensinaram a verdadeira missão de um médico.


Escrito por Lucas Bertolin, Cirurgião Oncológico Preceptor no Hospital de Câncer de Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet