Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

A formação de líderes passa pela educação do futuro

As crianças de hoje são os líderes do futuro e para isso elas precisam estar preparadas para enfrentar os desafios. Vivemos em uma era em que as barreiras se romperam com a globalização, por isso, esses jovens precisam também de uma formação voltada para atender as exigências do mundo, indo além de uma grade curricular engessada e, em alguns casos, ultrapassadas. É preciso focar nas tendências e temas como educação financeira, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo que já fazem parte da atualidade. 

A educação precisa ser repensada para garantir que a nova geração esteja adequada e preparada para encarar o mundo e, claro, o mercado de trabalho, que cada vez mais busca líderes. Mato Grosso é o estado que mais cresce no país, o que faz com que muitas empresas olhem para o estado com a certeza de infinitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento.

A metodologia de ensino precisa ser reestruturada para um mundo que já rompeu as fronteiras do aprendizado, em que a inteligência artificial e os robôs assumem muitas profissões. Não há mais espaço para salas de aulas tradicionais e aulas monótonas. É preciso estimular o convívio pacífico focado em resolução de problemas e conflitos, e também a autonomia com responsabilidade. Preparar alunos para serem questionadores e transformadores com iniciativa, respeito e ética tem sido um propósito de instituições de educação inovadoras. Além dessas mudanças, um conceito fundamental mudou: o professor deixa de ser a figura central detentora de todo o conhecimento e o protagonista passa a ser o aluno. 

Esta é uma forma de estimular a liderança e autonomia, mas também com foco na socialização, por meio de trabalhos em grupo. É preciso priorizar as habilidades socioemocionais, desta forma os estudantes se preparam para se posicionar, argumentar e resolver questões globais (temáticas como os impactos do aquecimento global e o fluxo migratório, etc). Desenvolver projetos voltados ao meio ambiente, reciclagem e também com perspectiva global devem fazer parte da rotina escolar, envolvendo a família e a comunidade em torno da escola. 

Em Mato Grosso, a International School of Cuiabá foi criada justamente visando fornecer algo mais abrangente. A abordagem da metodologia é toda concretizada de uma forma integrada e contextualizada nos campos de experiências. Os alunos aprendem vivenciando, experimentando e questionando, pois o futuro depende de pessoas e profissionais criativos, transformadores e sem barreiras linguísticas ou culturais. 

Outro ponto a ser levantado como destaque é o inglês, idioma que rompe fronteiras. Por isso, o estímulo à imersão nesta segunda língua permite que as crianças ganhem fluência desde cedo. Este é o ponto chave que diferencia a International School of Cuiabá. Enquanto ela atende o calendário brasileiro e a grade nacional, a mesma também segue o currículo internacional, que é muito mais amplo e atualizado. 

Para isto, as crianças têm acesso a aulas de linguagem, artes e musicalização, ciências, matemática, robótica, educação ambiental, geografia, história, e claro, o inglês integrado. Ela está alinhada com áreas de aprendizagem do Early Years Foundation Stage e Primary Levels (currículo internacional) e em conformidade com o currículo brasileiro (BNCC). 

Esta nova geração está cada vez mais envolvida nas decisões, recebem uma quantidade muito maior de informações. É preciso canalizar isto de maneira positiva e a escola tem o papel de ampliar os horizontes destas crianças. O professor precisa ouvir mais, deixar que os alunos escolham temas a serem trabalhados, valorizar as ações e estimular a independência. Isto porque diante de um cenário complexo, um grande líder precisa entender e resolver problemas globais, de maneira criativa, humana e preocupado com o equilíbrio entre diferentes agendas.


Zenaide Brianez Rodrigues é diretora da International School of Cuiabá.


 
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