Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

Autocuidado além do mês de outubro

No mês de outubro, é comum ser realizada a campanha: “Outubro Rosa”, um movimento que começou a ser realizado internacionalmente de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

É essencial, que além de outubro, mas novembro, dezembro e em todos os outros meses - ainda sejam promovidas ações de conscientização em relação à doença, que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, são estimados 66.280 casos novos da doença para 2022.

É importante que as empresas, órgãos públicos, escolas, igrejas e outras instituições periodicamente alertem suas colaboradoras sobre os exames de rotina para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Mulheres fiquem atentas aos principais sinais e sintomas, entre eles estão: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O autoexame pode ser realizado dá seguinte forma:

1 - Em pé em frente ao espelho observe: O bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.
2 - Ainda em pé em frente ao espelho, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e superfície das mamas.

3 - Deitada, com a mão direita apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

4 - No banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda.

Procure o médico se encontrar alguma anormalidade. O diagnóstico precoce salva vidas!
Cuide de você, cuide do outro, hoje e sempre.


Dra. Fernanda Fernandes, é médica (CRM 6122 MT),  especialista em Medicina de Família e Comunidade, no Centro de Saúde São José @centrodesaudesjcba, localizado no bairro Pedra 90, em Cuiabá-MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet