Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

18 de Novembro - Dia do Conselheiro Tutelar

Dia 18 de Novembro comemora-se o dia do Conselheiro Tutelar. Pouco ainda se sabe sobre nosso trabalho, na maioria das vezes somos criticados, hostilizados, nos delegam funções que não competem a nós. Porém, o que muitos não sabem é que para esse trabalho precisamos ser vocacionados, sim, vocacionados. 

Sendo este meu primeiro mandato como Conselheira Tutelar, descobri que não existe preparação para este trabalho, não existe manual, somos conhecedores das leis relacionadas às crianças e adolescentes, entretanto lidamos com vidas, vidas essas que ainda estão se iniciando, e não existe um manual de como tirar o sofrimento de um ser tão pequeno, de um adolescente, ou de uma mãe que nos pede ajuda.

Dentro de cada conselheiro tutelar, permanece a preocupação ininterrupta com cada um que nos procura. Somos poucos, mas nos esforçamos para atender uma região com cem mil habitantes.

No fim de cada dia, vamos para nossas casas exaustos, nossas mentes e nossos corpos esgotados, com o sentimento que poderíamos ter nos esforçado para atender mais alguém naquele dia. 

Chegamos em casa com uma lista mental de qual atendimento é o mais urgente dos urgentes para o dia seguinte, isso quando não levamos para atender no nosso plantão noturno.

Poucas vezes conseguimos tirar nosso horário de almoço sem que chegue um pedido de ajuda. E ainda assim, somos ameaçados, pois infelizmente muitas vezes precisamos tomar decisões bem difíceis até para nós.

Passamos oito horas por dia ouvindo inúmeros problemas, e que muitas vezes não sabemos por onde começar a resolver.

Podemos ver nos olhos de muitos a esperança de encontrar ali, naquela sala, a solução para seus problemas, e às vezes descobrimos que só precisamos emprestar nossos ouvidos.

Certa vez, me questionaram como eu suportava, e como eu lidava com tudo que eu via e ouvia em cada atendimento.

De momento fiquei sem saber como responder... Mas respondi que Deus tem me sustentado, e  que ser Conselheiro Tutelar  é uma profissão extremamente necessária, e que sempre existirão pessoas dispostas a este trabalho, pois como cristã que sou, é impossível não ver que Deus nos usa como socorro no dia de angústia de alguém.

Por isso, quero parabenizar meus amigos de profissão, todos aqueles que fazem seu trabalho com amor e dedicação.

Parabenizo também a todas as equipes que compõem cada Conselho Tutelar,  motoristas, administrativos, cuidadoras, copeiras e vigilantes, pois sem os quais, não conseguiríamos realizar nosso trabalho. Finalizo, dizendo que tem sido uma honra estar como Conselheira Tutelar neste quadriênio.

Nyniva Siqueira da Costa - Conselheira Tutelar
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet