Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

Novembro Azul e o Câncer de Próstata

O Novembro Azul é mais um mês para lembrarmos de quem nós amamos! Muitas vezes porque eles esquecem de si mesmos para cuidar de nós! Então, vamos desmistificar um pouco sobre o Câncer de Próstata! Costumo dizer que estamos envelhecendo com qualidade e isso proporciona alguns imprevistos no percurso.

No mundo masculino esse é um deles, o tão temido Câncer de próstata o qual é um dos mais prevalentes, pode ser diagnosticado precocemente e até mesmo ser acompanhado! Tudo depende do seu diagnóstico precoce!

A partir dos 50 anos, os homens devem ser avaliados quanto ao PSA (o qual é um marcador) que pode indicar uma alteração prostática. Quando ele está alto, podemos seguir a investigação muitas vezes com o colega Urologista que vai avaliar a causa desse aumento do PSA (Prostate Specific Antigen ou antígeno específico da próstata), com exame local e ou exames complementares.

Em caso de diagnóstico confirmado do câncer de próstata, o paciente tem algumas opções de tratamento, os quais são protocolos de acordo com o Estadiamento (inicial, avançado). Em alguns casos podemos realizar o acompanhamento, em outros podemos realizar a cirurgia, hormônio terapia e radioterapia!

A Radioterapia pode ser utilizada em qualquer fase da doença, inicial ou avançada! É o tratamento em que utilizamos a Radiação direcionada à região afetada! Sem cortes ou dor, a radioterapia é realizada uma sessão por dia e pode variar de 36 dias ou até menos dependendo da tecnologia disponível. No aparelho, o tratamento demora cerca de 10 - 15 minutos e o paciente pode realizar suas atividades habituais durante toda a radioterapia.

Hábitos saudáveis, atividade física, não tabagismo e etilismo auxiliam e muito no tratamento!! Mente sã e vida saudável nos fazem viver mais e com qualidade! Então faça a prevenção e cultive seu amor próprio!

O Novembro está acabando, mas lembre- se de você e dos Homens que Amamos!


A Dra. Manoela Regina Alves Corrêa é Radio-Oncologista formada no Instituto Nacional de Câncer (Inca) e atua no Hospital de Câncer de Mato Grosso, Santa Casa de Cuiabá e Tez Estética Avançada.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet