Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

JOMO a alegria de ficar fora da internet

Desconectar para se conectar ao que realmente importa
 
Joy of missing out ou JOMO é valorização intencional da vida fora do mundo da tecnologia. Longe das redes sociais, da internet e dos dispositivos tecnológicos para uma vida equilibrada.

Criado há mais de 7 anos pelas experiências vividas da autora Christina Crook, que ficou um mês isolada do mundo digital e publicadas em seu livro The Joy of Missing Out: finding balance in a wired world. Que em português, significa: A Alegria de Estar por Fora: encontrando equilíbrio em um mundo conectado o termo se tornou popular quando mais pessoas começaram a buscar equilíbrio entre o físico e o digital.

Para se ter uma ideia da importância dessa pratica, JOMO já é considerado um posicionamento de preservação da saúde. Mas como assim? O bacana não é ficar conectado?

Pesquisas recentes indicam que pessoas que acessam 7 ou mais redes sociais, tem 3 vezes mais riscos de desenvolver depressão, ansiedade e insônia crônica. E já sabem... quem não dorme direito cérebro não funciona bem e compromete o corpo.

Isolamento social, solidão e dificuldade de convívio social muitas vezes são consequência do estilo de vida hiperconectado dos tempos atuais e o que era para ser utilizado como ferramenta de meio de comunicação se torna fim.

Muitos artistas são praticantes do JOMO, recentemente Quentin Tarantino disse que NÃO faz vídeos dos filhos pequenos, você ouviu bem um diretor de cinema não filme os filhos, apenas curte os momentos com eles, porque entende que somente assim vão criar memorias para a vida toda.

Aqueles que conseguem desenvolver a alegria de perder algo no digital tem mais facilidade para viver plenamente com resiliência, foco e dedicação ao que realmente importa.

Praticar JOMO vai exigir de você que saiba o que é importante para a sua vida e que consiga dizer não a muitas situações que nos vemos envolvidos e que não gostamos. Sim, isso vai precisar de doses de disciplina e trabalho diário para definir seus limites.

E como praticar o J.O.M.O?

Estabelece o que é importante para você:

Um tempo de qualidade com os filhos, a carreira, dormir um pouco mais cedo, um almoço mais longo. Tudo isso pode ser importante, mas você vai precisar estabelecer limites e disciplina para repetir sua rotina todos os dias.

Sem Notificações:

Defina um horário diário para desativar todas as notificações do dia, mesmo que seja por 30 minutos e deixe-se livre de interrupções. Isso pode ser um tempo de qualidade com o filho, um abraço na mae ou mesmo um banho mais demorado.

Nada de e-mail fora do expediente:

Estabeleça limites sobre o e-mail de trabalho fora do horário de expediente, vídeos chamadas nas férias e outras comunicações. Recupere seu tempo de relaxamento.

Dê Pausa na rede social:

Desfrute do fim de semana longe das redes sociais, tudo bem em registrar o encontro com uma amiga ou um vídeo engraçado. Mas lembre-se construímos memorias vividas e não postadas.

Xô Infobesidade:

Se você não trabalha com a comunicação determine apenas um momento para as noticias no dia, o que não foi lido hoje estará na internet para amanha você ver. Quando mais informação desnecessária na sua cabeça mais seu cérebro vai se sobrecarregar.
 
Podemos estar atentos a atividade do dia, mas achar o equilíbrio do uso consciente de telas pode estar na pratica do JOMO. E se alegrar com não estar conectado o tempo todo também.

Gosto muito da fala de Sandra Turchi que diz que: “ Usar a tecnologia de forma equilibrada não é uma tarefa fácil, mas necessária. “ Já que o digital não constrói por si só a solidez de conexões genuínas que vivenciamos todos os dias precisamos melhorar nosso relacionamento físico, exercitando pausas hiperconexão
 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet