Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

A reciclagem e os benefícios à população e ao Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (05.06), duas datas importantes são celebradas: o Dia Nacional da Reciclagem e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Duas pautas que estão em alta nas discussões acerca da preservação e conservação dos recursos naturais. Em Mato Grosso temos algumas iniciativas que têm dado certo. Uma delas é o programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos (Recytec), desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tenho a honra de ser madrinha.

No Recytec os resíduos de equipamentos eletrônicos,  como notebooks e computadores, que seriam descartados são reciclados. Recentemente 100 computadores recondicionados foram doados, promovendo uma troca importante entre o meio ambiente e o cidadão. Com o projeto, pelo menos 500 toneladas/ano de resíduos eletrônicos não serão descartadas na natureza.

Vale ressaltar que o processo de reciclagem é minucioso e requer algumas etapas, e uma delas é a separação dos resíduos de forma correta. Sem os protocolos ideais não faz muito sentido, porque o resíduo separado incorretamente acaba sendo descartado nos aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país.

Outro ponto importante que envolve a reciclagem é a Educação Ambiental, onde todo o processo que envolve a coleta, a triagem e o processamento dos resíduos são aplicados, por isso é importante envolver crianças e adolescentes para que se torne algo corriqueiro e cultural.  Além de ajudar na preservação e na conservação do meio ambiente, reciclar também é uma fonte de renda.

Talvez para algumas pessoas a destinação correta dos resíduos sejam tarefas diárias difíceis, mas posso afirmar que isso não é uma mudança de estilo de vida tão dramática. Uma dica importante para começar a colocar em prática a reciclagem é começar observando o seu ambiente, em casa ou no local de trabalho, é notável que existem mais resíduos recicláveis do que não recicláveis, quando perceber isso vai ver que fazer essa separação é algo prazeroso.

E veja só, quanto mais reciclamos, mais diminuímos os custos com limpeza urbana, evitamos a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, e dessa forma garantimos um meio ambiente sustentável para as gerações futuras.

Reciclar é um trabalho que eu comparo ao das formigas, um pouquinho daqui e um pouquinho dali e os resultados aparecem, o importante é cada um fazer a sua parte. Recicle, o planeta terra agradece!


Virginia Mendes é economista, primeira-dama de MT e voluntária na Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF).
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet