Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Todas as Cuiabá em uma só

Quem pensa ou quer administrar Cuiabá precisa entender que se trata de um município com três dimensões, característica da maioria das cidades capitais das unidades federativas do Brasil. Nem todas, mas cerca de vinte cidades. Aqui habita três cidades dentro de uma só.

A primeira Cuiabá é a sede do município, onde vivem seus habitantes, com áreas rurais que estão divididas em: agrícolas, agropecuária e agroindustrial, ambiental, reservas, rios e parques. Na área urbana temos os setores residencial, comercial e industrial, tudo isso somado aos problemas corriqueiros de mobilidade, transporte, moradia, infraestrutura, segurança, educação, saúde dentre outros.

Dentro desta primeira Cuiabá existem os moradores e suas necessidades imediatas, comuns a todas as cidades, mas também há a necessidade de trabalhar com previsões futuras e projetá-la em todos os sentidos, sempre buscando conforto e qualidade de vida para sua população. É muito importante o cidadão ter orgulho da cidade que mora e isso só é possível se ele estiver bem atendido pelo poder público.

A segunda Cuiabá é a sede política administrativa do estado de Mato Grosso, por isso é a capital. Aqui fica o governo do estado e todas suas secretarias, o poder legislativo estadual e o poder judiciário do estado (a segunda instância), além de muitas autarquias e superintendências ligadas ao governo federal. Tudo isso somado à sede das federações e sindicatos tanto de empregados quanto dos patronais. É aqui que moram todos os funcionários públicos efetivos e indicados destes setores.

 Esta segunda cidade tem que ser pensada e financiada pelos três entes federados, união, estado e município, uma vez que eles se servem dela. Além da arrecadação dos impostos, aqui usam do mesmo benefício de todos os cidadãos moradores fixos. A relação tem que ser conjunta em vários sentidos, inclusive algumas decisões necessariamente passam pelo compartilhamento do planejamento e execução.

A terceira Cuiabá é o centro comercial, industrial e de serviços do estado, com 141 municípios, e seus distritos, somados a regiões de outros estados ou país (Sul do Pará, Sul do Amazonas, Rondônia, Acre e até da vizinha Bolívia). É aqui que buscam cursos universitários mais complexos, clínicas e médicos com especialidades raras no comércio e indústria exigem produtos mais qualificados, serviços especializados e distintos, comércio de bens e serviços de ponta. Uma vez que um terço dos habitantes do estado está concentrado no Vale do Rio Cuiabá.

É nesta terceira cidade que o progresso se faz presente, gera empregabilidade, melhora a arrecadação e eleva a autoestima dos moradores. Obrigatoriamente o prefeito tem que ter um bom relacionamento com as entidades de classe, com os setores produtivos, estabelecer canais diretos de negociações, fazer uma administração que não atrapalhe e sim facilite o desenvolvimento comercial, industrial e de prestação de serviços de quem investe no município.

 Assim penso que administrar uma cidade, um município com as características de Cuiabá, não é fazer mágica, tirar coelho da cartola, ou propagar falas mirabolantes para iludir a população. Faz-se necessário conhecer estes componentes, vivenciar ele na prática e ter capacidade para dialogar com a população e com todos os agentes envolvidos com ou sem poder. As pessoas cada vez mais querem solução e isso só é possível se o interesse de quem for administrar ser maior que a vaidade e menor que seus próprios interesses patrimoniais.

Conhecer, agir, realizar e entregar à população resultados efetivos que melhorem suas vidas.
 

José Roberto Stopa é Formado em Geografia e especialista em Metodologia do Ensino Superior, atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Obras Públicas do município de Cuiabá.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet