Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

O paradoxo da escolha nos Investimentos: liberdade ou sobrecarga?

Vivemos em uma época em que as opções de investimento são abundantes, oferecendo aos investidores acesso a uma ampla variedade de ativos, instrumentos financeiros e estratégias. Isso proporciona uma liberdade sem precedentes para a construção de portfólios personalizados. No entanto, essa liberdade aparentemente inesgotável pode levar à sobrecarga de escolha, criando o fenômeno conhecido como o "Paradoxo da Escolha".

O psicólogo Barry Schwartz popularizou esse conceito em seu livro de 2004, no qual ele argumentou que, embora a liberdade de escolha seja uma bênção, quando levada ao extremo, pode resultar em ansiedade e insatisfação. Este paradoxo se torna ainda mais relevante no mundo dos investimentos.

Como fundadora de uma empresa de investimentos não tradicionais, busquei compreender as preocupações dos investidores, que, de acordo com diversas pesquisas, frequentemente refletem sobre seu futuro financeiro e como otimizar seus recursos para alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Para entender a sobrecarga de escolha, fiz três perguntas durante um evento, que revelaram como a vasta gama de opções pode ser esmagadora.

A primeira pergunta indagou se já investiam, mesmo que em produtos financeiros convencionais como poupanças ou Certificados de Depósito Interbancário (CDI) de bancos tradicionais. A maioria respondeu afirmativamente, indicando que tinham algum tipo de investimento, mesmo que com retornos mínimos.

A segunda pergunta focou nas preocupações financeiras futuras, como aposentadoria, segurança financeira para os filhos e realização de sonhos. Novamente, a maioria destacou essas preocupações como pontos importantes em suas vidas.

A terceira pergunta abordou por que, apesar dessas preocupações, eles não investiam ou não desenvolviam estratégias mais eficazes para otimizar seus recursos. Surpreendentemente, a resposta geral foi a falta de tempo, pois muitos relataram que não tinham tempo para entender a complexidade do mercado financeiro, especialmente quando se deparavam com inúmeras opções de investimento, tornando difícil compreender como poderiam ganhar dinheiro, qual era o risco envolvido e como tomariam decisões informadas.

Essas respostas revelaram que o principal obstáculo para muitos era a falta de tempo para se dedicar a analisar e tomar decisões de investimento. Na vida cotidiana, encontrar esse tempo é um verdadeiro desafio.
Essas descobertas me mostraram que estava no caminho certo ao  oferecer opções de investimento não tradicionais e de baixa complexidade para o público em geral. Afinal, a escolha é entre investir para viver ou viver para investir.

Uma Solução Inovadora

Após as perguntas, tive a oportunidade de apresentar a inovadora plataforma de investimento que estou desenvolvendo desde 2019, a FAZENDACHEIA, em parceria com a Oeste Solar Energia, uma das empresas líderes na geração e distribuição de energia. 

Cabe destacar que democratizamos o acesso aos empreendimentos rurais, incluindo a construção de uma usina fotovoltaica na região do Mato Grosso.

Essa plataforma permite que investidores participem diretamente de projetos em fazendas em todo o Brasil. Isso é feito sem a complexidade das análises de dados, com conexão direta com produtores rurais, acompanhamento prático e comprovada a segurança regulatória da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A reação das pessoas foi notável e muitos ficaram surpresos com a possibilidade de investir em ativos reais, como gado, usinas de energia e florestas, sem a necessidade de possuir uma fazenda. Eles estavam entusiasmados com a oportunidade de fazer parte da produção, visitar os produtores rurais e contribuir para o agro brasileiro de maneira tangível.

Essa abordagem altera a dinâmica da escolha, mudando a perspectiva das pessoas sobre o investimento. Elas passaram a entender que investir não se trata apenas de lucro financeiro, mas também de ter um propósito, de fazer parte de algo maior e de gerar impacto real na vida dos produtores rurais do Brasil. A partir de R$500,00 a R$5.000,00 você pode escolher uma fazenda produtiva, alocar o seu recurso financeiro, acompanhar, visitar e analisar tudo, de forma 100% online, segura e com validação jurídica.

O paradoxo da escolha nos investimentos é uma realidade enfrentada por muitos, especialmente em um mundo repleto de opções e com conflitos de interesses explícitos, porque encontrar um propósito para seus recursos pode ser desafiador, mas é uma parte crucial da jornada de investimento. Se você se encontra nesse paradoxo da escolha e ainda não encontrou um propósito para seus recursos, convido você a explorar nossa plataforma FAZENDACHEIA. Ela oferece uma oportunidade única para ir além das rentabilidades tradicionais, permitindo que você faça parte de algo significativo e impactante. Investir, afinal, não precisa ser uma escolha entre viver ou investir, mas sim uma maneira de unir ambos os aspectos em uma jornada financeira gratificante e com propósito.

Caroline Hirasaka é fundadora da FazendaCheia, e especialista em inbound marketing, lida diariamente com serviços e operações financeiras no segmento de mercado agropecuário. Com Certificação Série 10 – ANBIMA. É autorizada a operar em distribuição de produtos de investimento atendendo à regulamentação do Banco Central do Brasil.
Email: caroline.hirasaka@fazendacheia.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet