Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Tartan: o xadrez da vez!

Arquivo Pessoal

Tartan a padronagem oficial para o próximo inverno é clássica e atemporal, carrega uma estética grunge (mais uma vez anos 90!), e trás consigo uma história. Esse tipo de xadrez nasceu na Escócia, e antigamente era restrito às famílias escocesas que criavam uma “padronagem assinatura”, para simbolizar no brasão da família.O Museu Real da Escócia, em Edimburgo, mantém uma exposição com mais de 1.600 tartans diferentes. O xadrez tradicional dos kilts escoceses está relacionado a muitas histórias antigas, e o livro “The Complete Book of Tartan” é um ótimo começo para as mais interessadas.



Um dos tartans mais famosos do mundo da moda é o da Burberry, com mais de oitenta anos de existência como marca registrada. Thomas Burberry desenhou o clássico trechcoat em 1901, mas foi a beleza do seu forro que tornou esse item um ícone da Burberry, que apareceu nas peças da grife em 1924 formado pelo xadrez bege, preto, vermelho e branco.



A diferença do “Tartan” para o xadrez comum está na padronagem, enquanto o Tartan é composto por linhas de diferentes cores e espessuras, o xadrez tradicional é composto pelo encontro de linhas únicas em proporções maiores ou menores. O vermelho ainda é a cor mais explorada no xadrez tartan, mas ele tem aparecido em diversos tons e em diferenciadas cartelas, com bases off-white ou com bases mais escuras, aliado ao verdes e azuis.



É a print must have do próximo inverno e várias coleções já apostaram na trend como uma das favoritas para a temporada do frio. A estampa que deixa o visual sofisticado e descontraído ao mesmo tempo. E como praticamente todos os xadrezes, são democráticos e não fazem restrições de silhuetas ou situações para seu uso.



O tartan ganhou as ruas e sites de street style compondo looks das fashionistas. De olho no sucesso da padronagem, a marca escocesa Acne visitou os arquivos de fabricantes do icônico kilt escocês para lançar uma coleção cápsula dedicada ao xadrez.




Agora é aguardar o “frio cuiabano” chegar por tartan nos esquentar!

Comentários no Facebook

Sitevip Internet