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Domingo, 28 de abril de 2024

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As redes fast-fashion e o conceito da moda democrática!

Arquivo Pessoal

Foi-se o tempo em que comprar em grandes redes de fast fashion não era sinônimo de moda. Agora as redes tem o intuito de levar ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis.

O conceito foi criado na Europa por grandes varejistas, como H&M, Zara e Top Shop. No Brasil, grandes redes de varejo, como a C&A, a Renner e a Riachuelo, aderiram à tendência, inclusive em parceria com renomados estilistas nacionais.



Estas parcerias, porém, não são recentes na moda: em 1959, o estilista franco-italiano Pierre Cardin foi expulso da Chambre Syndicale de la Haute Couture (Câmara Sindical da Alta-Costura), a associação da alta-costura, por criar uma coleção de prêt-à-porter com a loja de departamentos Printemps.

A rede fast fashion sueca H&M foi a responsável por voltar os holofotes da moda para as parcerias quando, em 2004, lançou uma coleção assinada pelo estilista da Chanel, Karl Lagerfeld. A partir daí, uma enxurrada de marcas renomadas começaram a fechar negócios com lojas populares. Roberto Cavalli, Jimmy Choo, Viktor & Rolf, Stella McCartney, Commedes Garçons, Lanvin e Isabel Marant também criaram para a H&M.



Enrico Cietta, consultor de moda e sócio-diretor da Diomedea - empresa italiana de pesquisa e comunicação -, que lançou o livro ‘A Revolução do Fast Fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias hibridas’, pela Estação das Letras e Cores Editora. Afirma que: “As empresas que foram capazes de explorar a natureza híbrida dos produtos de moda, mudando o modelo de negócio e a organização criativa, produtiva e distributiva, tem tido grande sucesso”, analisa. De acordo com ele, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um modelo de produção para segmentos de baixo escalão. É uma revolução.

As redes que mais investem em grandes estilistas para criar suas coleções aqui no Brasil, são a Riachuelo, que já teve nomes como Pedro Lourenço, Thais Gusmão, Fashion 5: André Lima, HuisClos, Juliana Jabour, Marcia Garcia e Martha Medeiros, Juliana Jabour, Cris Barros,FausenHaten,OskarMetsavaht (Osklen), Daslu, entre outras. E no final do ano passado lançou uma flagship na Oscar Freire! A loja apresentou a coleção especial Fashion Five 2013, desenvolvida em parceria com Adriana Degreas, Camila Coutinho, Cláudia Leitte, Dudu Bertholini, Fernanda Motta, Helô Rocha, Matheus Mazzafera, Raphael Falci, Robert Forrest e Thássia Naves.



C&A + MOB + Francisco Costa para Calvin Klein!

E a Holandesa C&A, que está no país há 37 anos, sem dúvidas é a que mais investe em coleções exclusivas de grandes estilistas nacionais e internacionais, e entusiasmou as fashionistas brasileiras quando trouxe uma linha da estilista inglesa Stella McCartney para suas araras. Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Amir Slama, Alexandre Herchcovitch, Maria Bonita Extra, Maria Filó e Sergio K, Pat Bo, Roberto Cavalli, Ágatha, Isabella Giobbi, Carinha Duek, Santa Lolla, 284, Mixed entre outros nomes que criaram para a rede.

A coleção com a MOB, que chegou às araras em 13 de março trazendo releituras de hits da marca em mais de 100 peças. Entre algumas estampas florais e animal print, destaque mesmo para as muitas peças em couro (jaqueta, calça, vestido),camisas (alfaiataria e jeans) e bordados, que vão da saia à bolsa de festa.



A outra parceria da C&A é com a Calvin Klein, que leva assinatura do brasileiro Francisco Costa! A data de chegada às lojas, que ainda está indefinida entre final de março e começo de abril. As peças são todas lisas, a maioria em preto, off-white, prata, verde-bandeira e uma pitada de amarelo (remetendo à Copa). Há também pelo de vaca em sapatos e bolsas, mas Costa logo avisa que seu trunfo para atrair os fãs está na silhueta sharp que é marca registrada da Calvin Klein e, sobretudo, no cuidado quase obsessivo que teve para assegurar tecidos e acabamentos de primeira qualidade.




Versace + Riachuelo

A marca italiana é a nova colaboradora internacional da rede brasileira de fast-fashion.A coleção cápsula promete trazer peças criadas a partir de releituras do extenso (e icônico) arquivo da etiqueta italiana. Aguardamos ansiosas o dezembro deste ano!



Adidas + Topshop

Coleção criada em parceria com rede de fast fashion desembarca nas lojas gringas no dia 20 deste mês! A label Adidas Originals, cria uma linha mais urbana e cool da marca esportiva. São 20 peças, que vão de camisetas, moletons e jaquetas, a tênis especiais cheio de desenhos gráficos e tamanhos diferentes.



Forever 21 chega ao Brasil!

A fast-fashion americana finalmente chega ao Brasil. E apesar das taxas brasileiras, o preço da Forever 21 será praticamente o mesmo dos EUA, convertido pra nossa moeda. Supercompetitivo inclusive com as fast-fashions daqui! Eles já abrem 7 lojas no país em 2014, sendo duas em SP, duas no Rio, uma em Porto Alegre, uma em Ribeirão Preto e uma em Brasília. Mas há outras cidades na mira!



A H&M deve desembarcar no Brasil em 2014. A Zara já possui 46 lojas espalhadas pelo país (nenhuma em Cuiabá!) e a TopShop tem duas lojas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

É o Hi-Lo que domina as fashionistas!

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