Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

A felicidade pelo estudo da incompletude de Manoel de Barros

Arquivo Pessoal

A maior riqueza do homem é a sua incompletude- assim inicia-semais um poema de Manoel de Barros. Essa incompletude humana está pairada na condição daqueles inquietos pelo novo, por se tornar um “outro”.

Por ser “outro”, nos faz tornarmos seres no plural e é com essa definição que Stéfanie Medeiros descreve em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) o perfil do poeta mato-grossense Manoel de Barros.

Ao saber desse projeto de livro-reportagem, confesso que a alegria estava sobre mim, pois a jornalista Stéfanie Medeiros através de sua abordagem culturalista do fato literário acentuou o perfil do poeta que outrora fora desconhecido.
 
Por ser uma jornalista “aggiornata”, permito-me relatar que espero, com ansiedade, esse livro-reportagem afim de conhecer um pouco sobre os Outros Manoeis de Barros e entender melhor o caminho onde o escritor trilhou para brilhar na nossa riquíssima literatura nacional.

Estou certo de que esse belíssimo trabalho estará na minha cabeceira para que eu possa constantemente me maravilhar com sua poesia em forma de vida. Esta obra terá fundamental valor para estudos próximos sobre a poesia contemporânea.

Em suma, parabenizo a jornalista por excelente iniciativa e tenho certeza que outros trabalhos de elegância parecida serão publicados por Medeiros e nos farão conhecer um outro lado de nós mesmos que, por vezes, só o reconhecemos quando conhecemos os dos outros.

*Jefferson Almeida é professor de línguas estrangeiras, estudante de letras da UFMT e membro do grupo de pesquisa “História do português brasileiro” da USP/UFMT. É amante de literatura, tem 24 anos e fala seis línguas.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet