Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

sessão

Filme Vale dos Esquecidos encerra ciclo “Olhares Sobre o Brasil”

Foto: Divulgação

Filme Vale dos Esquecidos encerra ciclo “Olhares Sobre o Brasil”
O documentário que retrata o conflito por terras no nordeste de Mato Grosso, Vale dos Esquecidos (2011), encerrará o ciclo “Olhares Sobre o Brasil” que faz parte de extensão Cineclube Roncador, nesta sexta-feira (23). A exibição ocorre no em Barra do Garças da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, a partir das 14h30, no auditório 224. A entrada é gratuita e a pipoca é cortesia do projeto.

Banda gospel mato-grossense se apresenta pela primeira vez em rede nacional
Quatro amigos se reúnem para levar o rock a Chapada dos Guimarães

O documentário Vale dos Esquecidos (2011), da paulista Maria Raduan, retrata como a violência e o fogo são constantes no embate de entre índios Xavantes, grileiros, assentados, governo e fazendeiros. Quem participa da sessão concorre ao sorteio de uma camiseta e de um título original do filme em cartaz.

De acordo com a assessoria da UFMT, este será o último filme do ciclo Olhares sobre o Brasil, que apresentou uma série de filmes que retratavam e discutiam a vida brasileira através das perspectivas de diversos cineastas. A sessão também visa abrir caminho para as discussões e debates que farão parte da programação do II Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia, na próxima semana.

O Cineclube Roncador surgiu para fortalecer as atividades culturais no âmbito da UFMT, campus do Araguaia, além de estabelecer vínculos com a comunidade de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Sinopse

Vale dos Esquecidos é um documentário de longa-metragem que retrata o conflito por terras em uma remota região do nordeste de Mato Grosso, onde a violência e o fogo são constantes no embate de grupos rivais: índios Xavante expulsos do seu lugar de origem, grileiros invadindo terras ilegalmente, assentados em busca de um pedaço de terra esperando as decisões do governo e fazendeiros brigando para manter suas propriedades.

Mesmo sem a necessidade de ser imparcial, ou mostrar todos os pontos de vista, dar espaço para os representantes de cada lado do conflito, fez de Vale dos Esquecidos capaz de produzir um registro perspicaz e um panorama de Brasil até então, ignorado. Um relato sobre o desejo intrínseco de um povo pela posse da terra, uma obra que conta a história de um país em luta contra si mesmo. As cenas de queimadas que abrem o longa-metragem não deixam dúvidas quanto a isso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet