Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | TV

ministra dos povos indígenas

Jornalista indígena de MT compõe bancada de entrevistadores no Roda Viva com Sônia Guajajara

Foto: Reprodução

Jornalista indígena de MT compõe bancada de entrevistadores no Roda Viva com Sônia Guajajara
A jornalista indígena Helena Corezomaé, da Aldeia Umutina, de Barra do Bugres (a 170 km de Cuiabá), vai compor a bancada de entrevistadores do programa Roda Viva, da TV Cultura, que receberá a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, nesta segunda-feira (20), às 22h. O programa será transmitido ao vivo e Helena, que mora com o marido e o filho em Cuiabá, viajou para São Paulo (SP), para participar. 

Leia também 
Seis propriedades rurais são alvo de busca e apreensão por suspeita de crime ambiental no Pantanal

Para a jornalista, o convite se tornou ainda mais especial pela presença de Guajajara, que já visitou a aldeia de Helena durante criação da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso. A indígena foi convidada pela produção do Roda Viva.

"É um programa super tradicional, mais antigo nesse modelo, convida especialistas sobre o tema para falar. Estou muito honrada. Acredito que vou ser a única indígena participando, tem outras pessoas ligadas ao movimento, jornalistas que atuam na área. Mas de comunicadora indígena serei só eu. Então, super legal".  

Helena, que faz parte do povo Umutina-Balatiponé, destacou a importância de, pela primeira vez, o Brasil ter o Ministério dos Povos Indígenas. De acordo com ela, a Pasta tem papel decisivo na reivindicação sobre a demarcação das terras indígenas no país. 

´"É super importante porque vai cuidar exclusivamente das pautas relacionadas aos povos indígenas em relação a demarcação dos territórios indígenas, que é principal reivindicação de lideranças e comunidades. A maioria das lideranças fala que, antes de qualquer outra coisa, é importante garantir a demarcação das terras indígenas". 

Com apresentação da jornalista Vera Magalhães, o Roda Viva será transmitido ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook. 

Além de Helena, participam da bancada de entrevistadores: Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, e Letícia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do Centro do Mundo. 

A quadrinista Carol Ito, que trabalha com jornalista em quadrinhos e já publicou na Revista Piauí, Agência Pública e Revista Trip, também participa da edição. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet