Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | TV

termo incorreto

No Instagram, irmão de Gustavo acusa Nicácio de racismo reverso: 'pode cometer racismo contra branco'

Foto: Reprodução

No Instagram, irmão de Gustavo acusa Nicácio de racismo reverso: 'pode cometer racismo contra branco'
O irmão do "agrobrother" Gustavo, que foi eliminado do BBB 23 e não foi escolhido pelo público para voltar ao reality, usou o Instagram para acusar Fred Nicácio de racismo reverso na manhã desta sexta-feira (24). Nicácio e Larissa foram os mais votados para voltar para a temporada na noite dessa quinta-feira (23). Quando voltou para o confinamento principal, o médico afirmou: "quero essa casa inteira de pretos, não quero nenhum branco aqui dentro".

Leia também 
De sambão gratuito a especial Coldplay e stand up de Fábio Rabin: Cuiabá tem final de semana eclético

Felipe Harres, irmão de Gustavo, criticou a fala de Fred no Instagram. Nos stories ele questionou aos seguidores como seria a recepção da fala do médico caso ela tivesse sido dita por uma pessoa branca. 

"Vamos aplaudir de pé, pois ele é negro e pode cometer racismo contra um branco. Depois é nos brancos que está enraizado o racismo. Vai enganar outro, mas não eu. E se fosse um branco falando isso dentro da casa como ficaria?", publicou. 

De acordo com artigo da escritora Djamila Ribeiro, para haver racismo deve existir uma relação de poder e não é a população negra que ocupa esse local atualmente. Djamila explica que falar em racismo reverso é uma forma de "mascarar" a estrutura racista. 

"É errado xingar alguém, óbvio, ser chamado de palmito é feio e bobo, mas racismo não é. Para haver racismo, deve haver relação de poder, e a população negra não é a que está no poder. Acreditar em racismo reverso é mais um modo de mascarar esse racismo perverso em que vivemos. É a mesma coisa que acreditar em unicórnios, só que acreditar em cavalos com chifres não causa mal algum e não perpetua a desigualdade", diz trecho da publicação da escritora. 

Intolerância religiosa 

Enquanto estavam confinados na Casa do Reencontro, Fred confrontou Gustavo, Key Alves e Cristian, sobre o episódio de intolerância religiosa dentro do reality. 

Quando deixou o BBB 23, Nicácio afirmou em entrevistas que ainda estava avaliando acionaria a Justiça sobre as falas do trio, que afirmaram sentir "medo" dele. 

"Infelizmente, racismo mata. Não é como decepção, que não mata, mas ensina a viver. Racismo mata pessoas todos os dias. Eu tenho um alvo nas minhas costas desde que eu nasci apenas por ser preto. Quando vocês falam e fazem aquelas coisas que depois eu vi, aquilo me engatilhou demais", disse Nicácio. 

Depois de se desculpar, Gustavo disse para Key que não entendia qual era a intenção do médico em voltar a falar sobre o assunto no reality. 



 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet