O concurso "Drag da Parada" inicia a programação da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso em evento de lançamento neste sábado (27), a partir das 17h, no Teatro da UFMT, em Cuiabá. No evento, a Associação da Parada do Orgulho de Mato Grosso também vai dar detalhes como data oficial, tema do evento, identidade visual e trajeto, além das ações que serão realizadas para a população LGBTQIA+.
Leia também
Chef abre hamburgueria com tema de galáxia na periferia de Cuiabá: ‘devia isso para a comunidade’
De acordo com a organização, o evento duplo, de lançamento da parada e escolha da drag, foi pensado para atender a demanda de caravanas que saem do interior de Mato Grosso para participar, algo que tem se fortalecido a cada edição.
A Associação da Parada do Orgulho de Mato Grosso informou que tem trabalhado na organização da defesa dos direitos da população LGBTQIA+, e em suas reuniões, inúmeras pautas ligadas ao movimento são discutidas como a participação das conferencias municipais e estaduais.
Assim comoos encaminhamentos da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ que ocorrerá de 14 a 18 de maio de 2025, em Brasília (DF) e terá como tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+".
O objetivo da conferência em 2025 é "elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+ e implementar políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra essa população”.
Na noite de lançamento também serão anunciado os representantes oficiais do evento: padrinho, madrinha e a rainha da parada que dão voz e inúmeras questões políticas e sociais da população LBGTQIA+, principalmente para este ano de pleito eleitoral.