Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

Beleza selvagem

Conheça o único pássaro venenoso do planeta, recém-descoberto pelos cientistas; Veja fotos

Foto: Reprodução

Conheça o único pássaro venenoso do planeta, recém-descoberto pelos cientistas; Veja fotos
Os pássaros do gênero Pitohui, são aves canoras que habitam as florestas tropicais da Nova Guiné. Este gênero apresenta seis espécies descritas até o momento, sendo que três espécies são potencialmente venenosas. Também conhecido como “pássaros do lixo” estes animais guardam uma certa peculiaridade: são as únicas aves venenosas do planeta.

Descoberto recentemente por cientistas, mas conhecido há muito tempo pelos nativos de Papua Nova Guiné, o Pitohui dichrous, ou pitohui de capuz, tem presente em sua pele e penas um componente tóxico chamado de Homobatracotoxina. Este poderoso alcalóide neurotóxico tem a capacidade de paralisia, inclusive sobre os músculos do coração.

O envenenamento ocorre quando o veneno é colocado em contato com a pele (sobretudo em pequenas feridas), boca, olhos e mucosas nasais dos seus predadores. Os primeiros sintomas do envenenamento são a dormência e paralisia do membro afetado.

Por esse fato, as pessoas que o conhecem evitam tocá-lo. Cientistas acreditam que a toxina presente nas aves tenha origem na alimentação, que é composta principalmente por besouros da família Melyridae. Esse besouros são uma fonte da toxina encontrada nas aves, e este mesmo fenômeno pode ser observado em sapos da família Dendrobatidae que são nativos das florestas tropicais da América Central e América do Sul. Nos sapos, assim como nos pássaros do gênero Pitohui, a alimentação é a fonte das toxinas encontradas nos amimais.

Veja algumas fotos desse pássaro belo, porém perigoso:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet