Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

curiosidades

Dercy Gonçalves aos 85 anos nua na Avenida e passista que deu à luz são alguns fatos que marcaram as Escolas de Samba

Foto: Reprodução

Dercy Gonçalves aos 85 anos nua na Avenida e passista que deu à luz são alguns fatos que marcaram as Escolas de Samba
Todos os anos, quando chega o Carnaval, o mundo todo está com os olhos voltados para as escolas de samba que desfilam no Rio de Janeiro e São Paulo. É a maior festa de todo o planeta e acontece aqui, no Brasil. Mas, quando vemos toda a folia e a festa na Avenida, não imaginamos os fatos curiosos que ocorrem e que não chegam ao conhecimento do público. Dercy Gonçalves aos 85 anos sambando com os peitos de fora, e até uma passista que deu à luz em plena Avenida, são alguns dos fatos marcantes das histórias das escolas de samba.

Confira os 10 fatos mais curiosos sobre as Escolas de Samba:

1. Em 1928, o compositor Ismael Silva reuniu os principais sambistas do bairro carioca do Estácio. Eles formavam uma roda de samba em frente à antiga Escola Normal. Foi por isso que o grupo se auto-denominou "escola de samba". Fundada oficialmente em 12 de agosto de 1928, ela foi batizada de Deixa Falar. Seus integrantes se apresentavam como os "professores do samba". A Deixa Falar já apresentava o casal que empunhava a bandeira do grupo, conhecida como pavilhão. O mestre-sala e a porta-bandeira são remanescentes dos antigos ranchos, grupos anteriores à escola de samba. Os ranchos desfilavam com o baliza e a porta-estandarte. Hoje, uma escola precisa ter pelo menos um casal. Cabe à porta-bandeira conduzir o pavilhão enquanto o mestre-sala faz o papel de guardião. Essa tradição chegou a São Paulo no ano de 1935. Geralmente, a escola de samba apresenta um segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, que leva o pavilhão referente ao enredo do samba escolhido para o desfile.

2. A escola de samba mais antiga ainda em atividade é a carioca Portela. No dia 11 de abril, comemora-se o Dia da Escola de Samba, em homenagem à fundação do bloco Ouro Sobre Azul, em 1923, que daria origem à agremiação.

3. Em 1969, a Salgueiro anunciou o enredo "Bahia de todos os deuses". Os torcedores entraram em desespero, pois dizia-se naquela época que enredos sobre a Bahia davam azar. Pior ainda: a escola iria se concentrar do lado direito da Igreja da Candelária, que os sambistas também acreditavam dar azar. As crenças foram por água abaixo. A Salgueiro foi a campeã.

4. No desfile das campeãs de 1970, Nair Pequena, integrante da ala das baianas da Mangueira, morreu em plena avenida.

5. O que significa "Bum Bum Paticumbum Prugurundum"? O nome do samba-enredo da Império Serrano, campeã do Carnaval carioca em 1982, usou uma expressão do compositor Ismael Silva para mostrar como deveria ser a batida do surdo.

6. Num desfile especial, promovido pelo jornal "A Manhã", na madrugada de 1º de janeiro de 1950, uma passista da Portela deu à luz a uma menina.

7. No Carnaval de 1983, a Caprichosos de Pilares desfilou às escuras. Faltou luz durante uma hora. Suas notas não foram computadas e a escola continuou no Grupo Especial. A partir disso, o regulamento estabeleceu que, no caso de falta de luz, as escolas devem continuar o desfile. Os jurados devem descer até a pista e a nota é computada.

8. Luma de Oliveira desfilou pela primeira vez em 1987 como rainha da bateria da Caprichosos de Pilares e, a partir de então, virou quase uma instituição do Carnaval carioca. Em 1998, a ex-modelo surgiu na avenida com o pescoço ornado por uma coleira bordada com o nome do então marido, Eike Batista. "É para mostrar que tenho dono", explicou. No ano seguinte, Luma brilhou com os seus novos seios recheados de silicone.



9. Dercy Gonçalves causou o maior alvoroço em 1991 ao desfilar pela Viradouro com os seios nus. Na época, Dercy estava com 84 anos.

10. No Carnaval de 1999, Luíza Brunet não perdeu o rebolado. Mesmo grávida de 7 meses, foi rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense, a escola campeã.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet