Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Beneficente

Festa Julina da Associação Amigos do Autista acontece neste sábado; Confira!

Foto: Reprodução

Festa Julina da Associação Amigos do Autista acontece neste sábado; Confira!
Acontece neste sábado (19) a Festa Julina da Associação de Amigos do Autista em Cuiabá (AMA). A festa beneficente tem como objetivo arrecadar fundos para a Associação, e será realizada na sede da AMA Cuiabá às 18h.

A AMA surgiu há 14 anos, com a união de seis pais e irmãos de crianças autistas que tinham o sonho de criar um espaço onde seus filhos pudessem aprender e se desenvolver. Em Cuiabá, a única escola dedicada aos autistas chama-se Livre Aprender. 

Leia mais: Receita de show beneficente supera expectativa e vai melhorar Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá

De acordo com João Capistrano Ferreira, um dos criadores da AMA e pai de um garoto autista, foi com a luta dos familiares que esta escola se tornou pública: “A escola era particular e mantida pelo patrocínio dos pais. No entanto, muitos não podiam pagar e nós conseguimos que ela se tornasse estadual”. O problema, segundo João, é que mesmo assim a Livre Aprender não conseguia servir todos os autistas da capital.

Foi aí que surgiu a AMA. Nestes 14 anos, ela vem sendo um centro de recreação , mas o objetivo maior é construir salas de aula e torná-la uma escola. “Nesta festa beneficente, o objetivo direto é arrecadar dinheiro para a construção de uma piscina para hidroterapia, já que os autistas são muito ligados à água”, conta João.

A entrada da festa julina custa três reais. Haverá no local venda de comidas como Maria Isabel, farofa de banana, espetinho, cachorro quente, bolos, doces e pipoca, e de bebidas em geral. Para a diversão haverá música, pescaria, pula-pula e quadrilha. Além disso, uma das atrações da festa é a revelação e coroação do reizinho, rainha, príncipe e princesa da festa Julina. O vencedor de cada categoria é a pessoa que vender mais ingressos, e todos os inscritos tem espectro autista, sendo crianças e adultos especiais.



Autismo

O autismo é uma disfunção no desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo com o mundo. Apesar de se ouvir muito sobre o tópico, ele ainda é uma incógnita para a ciência.

Ainda não se sabe a causa e origem do problema, mas ele pode ser amenizado com diversos tratamentos. Existem diferentes tipos de autismo, desde disfunções mais leves até algumas mais graves. A disfunção é muitas vezes associada à inteligência, e há a possibilidade de grandes gênios da história terem tido este problema, como Albert Einstein e Messi.

Serviço

Festa Beneficente Arraiá AMA
Entrada: R$3
Quando: Sábado (19), 18h
Onde: Sede do AMA: Quadra 01, Lote 10 – Setor D – CPA (Passe a entrada principal do DETRAN a primeira a direita. Pra quem for passar pela entrada de testes, no término do DETRAN vire a primeira esquerda logo após primeira a direita).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet