Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

câncer de mama

Outubro Rosa começa nesta semana com extensa programação; Saiba mais

Foto: Reprodução

Outubro Rosa começa nesta semana com extensa programação; Saiba mais
O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca, é o de maior incidência de mortalidade entre as mulheres no mundo todo. Para alertar a população sobre o diagnóstico, sintomas e tratamento, todos os anos é realizado o Outubro Rosa. Em 2014, no dia primeiro de outubro, começa a quinta edição da campanha, realizada pela MTmamma Amigos do Peito, a associação de apoio a pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama.

Leia mais: Horto Florestal oferece roda de Terapia Comunitária toda semana; Saiba mais

Santuário será iluminado com a cor rosa para alertar a sociedade sobre os riscos da doença e a importância da detecção precoce do nódulo, o que aumenta em mais de 85% a chances de cura do câncer.
        
De acordo com a assessoria da associação, na Campanha Outubro Rosa 2014, a MTmamma promove, durante todo o mês, uma série de eventos na cidade (ver programação abaixo) com objetivo de chamar a atenção para um problema que, a cada ano, tem um número maior de casos. O lema da campanha deste ano é “Pare! Examine! Observe! Se toque!”.

“Nosso maior empenho, este ano, é massificar a divulgação do autoexame entre mulheres e homens. Um gesto simples que pode salvar a vida, principalmente, da mulher pois, desta forma, ela pode detectar o nódulo, buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidade de cura”, ressalta a presidente em exercício da MTmamma, Raquel Cintra.
        
Para o diretor clínico da MTmamma,o mastologista Marcelo Mendes, as orientações de exame físico das mamas são necessárias em qualquer idade durante uma consulta ginecológica de rotina e a mamografia anual a partir dos 40 anos.
      
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama também é o que mais atinge as mulheres. Este ano a estimativa de 57.120 novos casos da neoplasia diagnosticados no país. Deste total, 610 serão contabilizados, em Mato Grosso e, a maioria deles, 470, em Cuiabá. O Inca aponta que a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade.
     
Segundo Mendes, é preciso desmistificar algumas questões sobre o câncer de mama. “Muitos acreditam ainda no lema ‘se procurar acha, então melhor deixar quieto’, o que retrata falta de informação, crença em tabus e preconceitos que não condizem com a realidade. Existem mitos com relação ao câncer de mama que devemos esclarecer: a doença não é hereditária, portanto todas as mulheres têm risco, não importa se houve algum caso em família. A amamentação não evita a doença, mesmo mulheres que tiveram vários filhos foram diagnosticadas e tratadas; hábitos saudáveis de vida são importantes, assim como os exames de rotina, um não exclui o outro”, assegura Mendes. “Cultivar hábitos saudáveis de alimentação, evitar o sedentarismo e alimentar a ‘alma’, cada qual com suas convicções, reforçando uma visão da vida menos materialista e mais ‘espiritualista’, também contribui para nossa saúde integral” destaca o mastologista.
     
Ações do Outubro Rosa 2014


Nesta 5ª edição da campanha de divulgação e alerta sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama, a conscientização sobre o autoexame e a necessidade de consultas periódicas ao médico, a MTmamma amigos do peito realiza a iluminação do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 1º de outubro, às 19h30. A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) parceira da associação há cinco anos, faz o tradicional concerto de abertura com a participação de assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), voluntários e parceiros da associação.
     
Assim como nas outras edições a programação da campanha conta com a mobilização da sociedade na Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, o Dia na Praça, no centro da cidade, a venda de produtos da associação no Bazar Beneficente, no Pantanal Shopping, palestras educativas agendadas antecipadamente e o encerramento do evento na 6ª MacarroMamma, no Cenarium Rural. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a associação realiza a orientação e divulgação da campanha e a venda de produtos (camisetas customizadas em em patch apliq, chaveiros e bótons) na sede do tribunal de no Fórum de Cuiabá, de segunda a sexta-feira da semana que vem.
     
Em 2010, a associação de apoio a pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama de Mato Grosso aderiu ao aderiu ao movimento internacional Outubro Rosa iluminando com a cor símbolo da campanha a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, um dos marcos históricos da capital. Levou o alerta em palestras educativas proferidas por profissionais especializados na área em bairros da Capital, empresas, na comunidade rural e instituições públicas do Estado e município. A distribuição de panfletos, a demonstração do autoexame (mamamiga) e divulgação das ações da MTmamma complementaram as atividades.
           
No ano seguinte, em 2011, a segunda edição do Outubro Rosa iluminou a igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, mais uma vez, em Cuiabá e incentivou a campanha, por meio de parcerias em mais de 20 cidades de Mato Grosso. Na capital, instituições que representam o setor industrial e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso também foram iluminadas de rosa em parceria com a MTmamma.
       
Nas edições de 2012 e 2013, o Santuário N. S. Auxiliadora, foi iluminado com a cor rosa e entre os destaques destes dois anos, o grande número de palestras educativas feitas por voluntários, assistidas e médicos especialistas em instituições públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande. Foram mais de 100 palestras. Como fruto de uma semente plantada pela associação, atualmente, a luta contra o câncer de mama já é realizada por vários órgãos. Em 2014, Campanha Outubro Rosa está sendo viabilizada graças à parceria com empresas e instituições públicas que abraçaram a causa junto coma MTmamma. Confira relação abaixo de acordo com a colaboração de cada um.
    
Programação

1º de outubro às 19h30 - Abertura da Campanha com iluminação rosa do Santuário N. Sª Auxiliadora.
02/10 a 02/11 - 10h às 22h: Bazar Beneficente da MTmamma no Pantanal Shopping
12/10 - 7h: Caminhada Amigos do Peito- Parque Mãe Bonifácia
24/10 - 8h às 18h : MTmamma na praça Alencastro
8/11 - 20h : 6ª MacarroMamma no Cenarium Rural
  
*Palestras Educativas (conforme agendamento)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet