Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

câncer de mama

Outubro Rosa: Saiba como a mamografia pode salvar a sua vida

Foto: Reprodução/ Ilustração

Outubro Rosa: Saiba como a mamografia pode salvar a sua vida
O câncer de mama continua a ocupar o primeiro lugar no ranking feminino no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No centro-oeste o quadro também é preocupante. De acordo com a assessoria do laboratório Cedic Cedilab, a estimativa do INCA é de que 610 mulheres do Mato Grosso tenham a doença este ano.

Leia mais: Caminhada Amigos do Peito acontece neste domingo no Parque Mãe Bonifácia
 

Os mesmos dados indicam que a cura do câncer de mama chega a 90% se a doença for detectada em estágio inicial – e a mamografia é a forma mais eficaz de acompanhar esse risco. “A mamografia ainda é o melhor exame para a detecção precoce do câncer de mama, pois permite visualizar sinais muito tênues de tumores pequenos, mesmo antes de serem palpados, com prognóstico de cura excelente”, explica a médica radiologista do laboratório Cedic Cedilab, Juliana Dallaqua.
 
Dallaqua ressalta a importância também do autoexame, o qual consiste em apalpar a mama. “É simples e importante, pois a mulher pode detectar a presença de um nódulo e depois realizar uma avaliação médica, porém a mamografia deve ser o método de escolha para a avaliação", reforca.
 
A especialista recomenda que a primeira mamografia seja feita entre os 35 e 40 anos, se não houver sintomas ou risco familiar para câncer de mama. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente. “É importante guardar sempre as imagens dos exames de mamografia e levar na realização do exame seguinte para comparação e análise de possíveis mudanças, pois as glândulas mamárias variam de mulher para mulher”.
 
Segundos que salvam vidas

É comum as mulheres se queixarem de desconforto durante o exame. Segundo a Dra. Juliana, isso acontece, pois há uma necessidade de compressão das mamas durante a exposição ao Raio-X. “No entanto, a exposição não dura mais do que alguns segundos”, garante.
 
Para reduzir o incomodo, a especialista indica uma série de cuidados, entre eles a data de agendamento do exame. “O mais adequado é que a mamografia seja realizada nas primeiras duas semanas do ciclo menstrual da paciente, pois na segunda metade do ciclo as mamas tendem a ficar mais doloridas devido à ação hormonal fisiológica”.
 
Casos mais específicos como limitações físicas que possam dificultar o posicionamento na maquina, precisam ser previamente avaliadas e respeitadas pelo profissional de saúde.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet