Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Música

música

Grupo de choro da UFMT é a próxima atração do projeto Museu Convida

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Grupo de choro da UFMT é a próxima atração do projeto Museu Convida
O final de semana já chega ao fim, mas a semana promete começar cheia de eventos e atividades culturais. Nesta terça-feira (04), o grupo de Choro do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a próxima atração do projeto Museu Convida. O evento acontece às 19h30, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP). A entrada é franca.

Leia mais: Com oito livros publicados, nova imortal participa de processo de rejuvenescimento da AML

De acordo com a assessoria da instituição, o Grupo é resultado de um projeto de extensão do curso de Música, coordenado pelo professor Eduardo Fiorussi. Segundo Eduardo, o projeto visa oportunizar aos alunos o contato com a cultura do Choro através da pesquisa e, principalmente, através do encontro com músicos mais experientes. Nesse sentido, realiza rodas de choro e de samba, compostas por alunos e músicos convidados, em praças públicas de Cuiabá e também em espaços dentro da UFMT.

O Grupo é composto pelos seguintes instrumentos: trompete, trombone, bandolin, 2 violões, piano e pandeiro. O projeto de extensão já tem um ano de existência e conta com alunos bolsistas. Eduardo diz ainda que o projeto surgiu de sua pesquisa no mestrado, intitulada “Processos educativos na convivência com músicos”, onde estudou como a musicalidade do estilo popular se desenvolve para além da sala de aula.

Na terça, o grupo interpretará um repertório de diversos artistas, como Pixinguinha, Jacob do Bandolin, Waldir Azevedo e Dino 7 cordas.

Museu Convida

Mensalmente, o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT recebe dentro de seu espaço expositivo uma atração artística, seja ela música, performances teatrais ou literárias. Desse modo, o projeto objetiva integrar diferentes expressões artísticas e proporcionar aos participantes novas experiências.

O projeto “surgiu do anseio da equipe Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e da comunidade, de potencializar as estruturas culturais da UFMT (Coral, Orquestra Sinfônica, Cineclube Coxiponés, MACP e Gerência de Projetos Culturais), integrando o trabalho desenvolvido, para oferecer alternativas culturais inovadoras para a cidade de Cuiabá”, comenta o pró-reitor Fabrício Carvalho.

O Coral UFMT abriu o projeto, dia 26 de agosto. Depois, se apresentaram o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UFMT, no dia 23 de setembro e o Duo Dois Tons, dia 21 de outubro. O grupo Roda de Choro encerra as atrações deste ano e as atividades serão retomadas em 2015.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet