Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Agronegócios

NO CONGRESSO

Seminário debate implantação da hidrovia Paraguai-Paraná

A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem e o Movimento Pró-Logística promovem, na quinta-feira (19), a partir das 9h, na Câmara dos Deputados, o Seminário Hidrovia Paraguai-Paraná. O debate é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), em parceria com o governo do Estado


O Seminário será dividido em duas partes. Na primeira, haverá uma palestra sobre a hidrovia com o coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira.

Em seguida, está previsto um debate entre o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato; o diretor-aquaviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Herbert Drummond; e o procurador do Ministério Público do Mato Grosso Rogério Luiz Gallo.

No encontro ocorrerá uma apresentação do contexto socioeconômico do modal, suas vantagens, impactos reais e em seguida estará aberto o espaço para a discussão sobre o tema. Para o presidente do Coinfra e diretor do Sistema Fiemt, José Alexandre Schutze, será um oportunidade ímpar para apresentar e reforçar às autoridades e especialistas presentes a importância da hidrovia.

"É algo indiscutível. Hoje temos um dos fretes mais caros e somos um dos maiores produtores do país, é antagônico. Precisamos mobilizar ações como esta para comprovar, com dados e estatísticas, o quanto a hidrovia Paraguai-Paraná é necessária e está dentro de nossa realidade", comenta.

Segundo o Ministério dos Transportes, a Hidrovia Paraguai-Paraná abrange metade do território sul-americano e passa por cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ela começa na cidade de Cáceres e vai até Nueva Palmira, no Uruguai.

Investimentos:

De acordo com a Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes, ligada ao Ministério dos Transportes, o Governo Federal vai investir R$ 126 milhões na hidrovia do rio Paraguai, denominado Corredor Hidroviário do Paraguai. Desses, R$ 82 milhões serão para a infraestrutura do leito e, R$ 44 milhões, para infraestrutura portuária. Os recursos estão previstos para o período de 2011 a 2014, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC2.

O superintendente da Administração da Hidrovia do Paraguai (Ahipar), Antônio Paulo de arros Leite, explicou que os R$ 126 milhões serão aplicados na dragagem, derrocagem (retirada de pedra) e sinalização de toda a extensão da hidrovia do rio Paraguai; adequação de terminais de carga de Cáceres e Ladário (MS) e na dragagem do Passo do Jacaré (localizado junto à ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, em Porto Esperança).

Atual situação:

Apesar de nenhuma obra estar em andamento, consta no 10º balanço do Programa de aceleração do crescimento (PAC) de Mato Grosso do Sul que está previsto para o ano de 2011 a liberação de 14 milhões de reais para o inicio da Dragagem, Derrocamento e Sinalização da hidrovia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet