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Quarta-feira, 29 de maio de 2024

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Assembleia Legislativa: nova sede, mais serviços prestados

Foto: Jupirany Devillart

Assembleia Legislativa: nova sede, mais serviços prestados
A atual sede da Assembleia Legislativa completou 4 anos de abertura, nessa semana. O prédio foi aberto ao público em 17 de agosto de 2005 com o objetivo de reestruturar o sistema de atendimento ao cidadão, oferecendo comodidade, segurança e agilidade nos serviços prestados. Com a ampliação da infraestrutura física, a Casa de Leis comprovou eficácia e comprometimentos em atender da melhor maneira a sociedade.

Nesta nova sede, na entrada principal do prédio, foi instalado, por exemplo, o Espaço Cidadania - que oferece serviços de orientação, emissão de documentos pessoais e defensoria pública. O local atende cerca de 50 pessoas por dia, a maioria delas de baixa renda.

A Secretaria de Comunicação também recebeu notórias benfeitorias com a mudança de sede. A TV Assembleia (canal 16 a cabo e 30 aberto) foi reestruturada e, a partir do segundo semestre de 2009, começa a transmitir ao vivo - via satélite- sua programação. A rádio AL e o site www.al.mt.gov.br também ganharam significativas inovações, com a reformulação do layout (site) e a compra de equipamentos novos para abertura via web (rádio).

Com a intenção de oferecer suportes necessários aos profissionais da imprensa, foi inaugurada a Sala de Imprensa Dirceu Carlino, em tributo ao radialista e um dos ícones do radio-jornalismo mato-grossense. O local, equipado com computadores, oferece as condições adequadas para atender jornalistas que cobrem os trabalhos em Plenário.

Um dos grandes idealizadores do atual prédio, o presidente José Riva (PP) falou sobre os benefícios que essas inovações trouxeram para o desempenho das funções e, consequentemente, para o atendimento ao cidadão.

Riva fez questão de destacar também o fato de se denominar “Edifício Dante Martins de Oliveira” a nova sede do Poder Legislativo estadual- um tributo à atuação política de Oliveira no Estado. Riva, que presidiu a Casa por três vezes nas antigas instalações, falou da diferença na atual administração.

“O ambiente de trabalho é outro. A qualidade dos serviços melhorou significativamente”, avaliou, destacando a importância de fornecer comodidade aos servidores e, principalmente, à sociedade. Ele ainda parabenizou a todos os deputados e servidores pela responsabilidade e empenho nos trabalhos oferecidos a frente desses quatro anos.

O espaço arejado e a melhoria das condições de trabalho deram uma ‘nova cara’, a Assembleia Legislativa, na avaliação do superintendente de Planejamento Estratégico da Casa, Abílio Camilo Fernandes.

“A modernização e investimentos empregados no novo prédio fizeram o servidor se sentir mais valorizado e, consequentemente, mais impulsionado a prestar um atendimento de excelência. No final das contas o maior ganhador foi o cidadão”, analisou o superintendente.

Localizada no Centro Político Administrativo, próximo ao Palácio Paiaguás, a sede do Poder Legislativo tem cinco mil metros quadrados, por onde passam, aproximadamente, 1.200 pessoas por dia. A dona de casa Nalva Borges de Oliveira fez sua primeira visita à Casa de Leis na última quinta-feira (18). Ela veio solicitar a 2ª via da carteira de identidade e avaliou positivamente a maneira com que foi atendida.

“O atendimento foi bom e rápido e a localização aqui é bem fácil. É preciso que a Assembleia Legislativa divulgue cada vez mais os serviços que ela presta à população”, disse Nalva. A atual sede conta com 28 gabinetes, além da 1ª secretaria e da presidência. Em sua ampliação foram acrescentados a Assembleia Legislativa alguns setores que fazem a diferença no atendimento ao público.

O ambulatório de saúde, mais duas salas de reunião, oficina de reciclagem- que recicla, aproximadamente, seis toneladas de papel por semestre- e ouvidoria estão entre os novos setores implantados. Também foi construído restaurante e lanchonete no local.

Para permitir a maior participação da sociedade nas palestras realizadas, um auditório foi construído no novo prédio, permitindo a interação com o cidadão via audiências públicas ou na cessão do espaço para outras entidades debater assuntos importantes. Salas de aulas foram implantadas pela Escola do Legislativo, que a partir disso passou a atender além de servidores e dependentes, toda a sociedade - com 361 alunos matriculados nos cursos de capacitação, 300 em graduação e 600 nos de pós-graduação.

A Cooperativa de Crédito dos Servidores (Credlegis), o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal) e o Planejamento Estratégico, que ficavam em um prédio em anexo, atuam juntos, hoje, no mesmo prédio. O parlamento mato-grossense tem 174 anos de existência e está em sua 16ª Legislatura.


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