Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

tempo real

Em 1º debate, Taques e Antero trocam acusações e criticam Maggi e Abicalil - confira aqui

18 Set 2010 - 21:15

Da reportagem local - Jardel Arruda / Da Redação - Thalita Araújo e Pollyana Araújo

A falta de pontualidade do tucano Antero Paes de Barros (PSDB) provocou atraso de quase 40 minutos no debate promovido neste sábado (18) pela TV Rondon, afiliada ao SBT, Canal 5, com candidatos ao Senado. A transmissão começou por volta das 21h35.


O primeiro confronto frente a frente entre os postulantes ao cargo terá a duração de duas horas e será mediado pelo jornalista Sérgio Utsh, correspondente internacional do SBT Brasil.

Primeiro a chegar na emissora, o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) fez suspense sobre a estratégia que usará no debate, quando perguntado pelo Olhar Direto se tem alguma “carta” na manga para apresentar na TV contra os adversários na disputa.

Com a ausência dos dois candidatos da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), a tendência é que a discussão seja centralizada em escândalos do governo estadual na tentativa de atingir o ex-governador Maggi, que renunciou ao cargo em março deste ano para concorrer a uma das duas vagas do Senado e lidera todas as pesquisas de intenções de voto. Também participarão do debate os aspirantes Naildo Lopes (PV), o Procurador Mauro (PSOL) e Jorge Yanai (DEM).

Naildo, que integra a coligação chefiada por Mauro Mendes (PSB), foi o segundo a chegar aos estúdios da TV Rondon. Sorridente e animado com o debate, ele lamentou que Maggi e Abicalil não tenham confirmado participação. “É uma pena que eles não tenham vindo participar. Isso pode servir para o eleitor ver quem estará sempre presente nos oitos anos no Senado”, disse.

O Procurador Mauro declarou que o debate é uma ferramenta muito importante para a democracia, porque não traz marqueteiros e discursos ensaiados. “É o momento de o eleitor analisar o comportamento de cada candidato”.

Ele também criticou Maggi e Abicalil pela ausência, dizendo que ambos não participariam por receio de responder a questionamentos polêmicos. “Como onde estão os R$ 44 milhões dos maquinários”, afirmou Mauro.

Atualizada às 21h30

Debate inicia e mediador apresenta justificativas das ausências de Maggi e Abicalil - 21h35

Logo no início do debate, com quase 40 minutos de atraso, o mediador Sérgio Utsh leu as justiticativas apresentadas por Blairo Maggi e Carlos Abicalil pelas quais não puderam comparecer ao debate e apresentou as regras a serem cumpridas. Ambos enviaram nota à emissora alegando compromissos no interior já agendados quando do convite para o evento.O primeiro a tentar convencer o eleitor do motivo pelo qual quer ocupar o cargo, Antero, declarou que não aceita a justificativa dos adversários ausentes.

Antero usa trabalho prestado no Senado como argumento - 21h43

O candidato Antero Paes de Barros (PSDB), respondendo à primeira pergunta do debate, sobre os motivos da candidatura ao Senado, argumentou que já tem trabalhos prestados como senador e acrescentou novas bandeiras a serem erguidas, e disse ser contrário aos escândalos do governo.

“Quero colocar as forças armadas nas fronteiras; dar a Mato Grosso a possibilidade de ter um centro de excelência na recuperação de dependentes químicos. Quero lutar pelo que já defendi no Senado, como os aposentados, os valores da família, o combate ao aborto e a defesa da vida”, disse o tucano.

Taques vê arrogância em adversários que não compareceram - 21h53 
 
Taques criticou as ausências de Maggi e Abicalil e os chamou de arrogantes, pois, segundo ele, já estão cantando vitória antes da hora. Já previu desde então que com essa atitude a tendência é também serem arrogantes no Senado. Como principal proposta citou o combate à corrupção e, na mesma linha, a extinção da imunidade parlamentar. "Candidato que não comparece é um candidato arrogante e será um senador arrogante", atacou.

Naildo pergunta a Yanai o que foi feito pela Saúde no Senado  -21h55

Naildo Lopes questionou Jorge Yanai, o qual ocupa uma cadeira no Senado há alguns meses durante licença de Gilberto Goellner, o que já foi feito e o que deve ser feito para melhorar a saúde estadual. Yanai afirmou que é necessária uma grande união entre municípios, estados e união para conseguir recursos e estruturas suficientes para atender as demandas. “Temos de dar condições para que Cuiabá e Várzea Grande tratem bem seus pacientes e que o interior não precise mandar seus apcientes para a capital".

Antero diz que ajudou a combater ‘poderosos corruptos’ no Senado - 22h

O ex-senador Antero foi questionado por Jorge Yanai sobre atuação no Senador e destacou que algumas de suas principais ações foram em relação ao combate à corrupção no país. “Combati os poderosos do país, e tirei do Senado gente como José Roberto Arruda. Denunciei o ‘mensalão’ do PT. O senador também deve fiscalizar o governo”, relembrou.

Para Naildo, não basta investir na produção agrícola e deixar a saúde doente' - 22h11

Empresário do agronegócio, Naildo Lopes aproveitou o tempo na TV para alfinetar a política desenvolvida na gestão Blairo Maggi, a qual investiu apenas em produção agrícola e esqueceu áreas essenciais como saúde e educação. Para ele, não basta ser rico em produção e deixar a saúde em estado caótico. "Não adianta ter um Estado rico com a saúde doente e ter estado rico oferecendo educação capenga". 

Taques e Naildo reclamam da concentração do agronegócio - 22h13

Naildo Lopes, questionado por Pedro Taques acerca do agronegócio, afirmou que o setor é muito concentrado em Mato Grosso, na visão da maior parte da população. Ele conta que sempre militou na área da agricultura familiar. Naildo também ressaltou que os maiores problemas do produtor atualmente são renda, crédito rural e seguro. “O agronegócio é o grande gerador de divisas e empregos ao Estado. E a agricultura familiar precisa ser desenvolvida principalmente na baixada cuiabana”.

Já Taques acrescentou que o agronegócio não deve ser tratado como o grande foco de MT, e que os pequenos e médios produtores devem ser tratados com respeito e receber mais investimentos e oportunidades. 

Antero diz que Abicalil não foi a debate para não explicar sobre aborto - 22h23

Antero não perdeu a oportunidade de levantar um dos questionamentos mais polêmicos desta campanha ao Senado, o aborto, caso que tem gerado muitas discussões e troca de ofensas entre o tucano e o candidato Carlos Abicalil.

“Abicalil não quis vir ao debate, inventou desculpa para não comparecer. Ele fez isso porque não consegue explicar porque assinou pela continuidade das discussões na Câmara Federal rumo à legalização do aborto”, disparou.

Antero “levantou a bola” para o companheiro de coligação, Jorge Yanai, perguntando a opinião do democrata sobre o assunto. Yanai afirmou ser a favor da vida e totalmente contra a legalização do aborto. Antero aproveitou a réplica para disparar críticas ao adversário tucano ausente. 

Vi a lei sendo aplicada apenas aos negros e pobres e não aos poderosos, diz ex-procurador - 22h30

Taques, quando questionado por Yanai sobre a experiência que possui sobre o interesse popular, disse que resolveu ingressar na política partidária porque, enquanto procurador da República por 15 anos, não viu a lei sendo aplicada aos políticos corruptos, mas apenas contra os pobres e negros.

Para o pedetista, estreante no processo eleitoral, não interessa a profissão do representante da população no Senado e que não pode haver distinção de profissão. “Durante os 15 anos que atuei como procurador senti as injustiças da lei e procurei fazer tudo que esteve ao meu alcance para aplicar a lei de modo a combater os poderosos”.

Procurador Mauro promete defender fixação de recursos para setor cultural - 22h39

O Procurador Mauro fez o compromisso de, caso eleito, defender a PEC 150, que fixa recursos mínimos para que municípios, estados e União apliquem na Cultura. Ainda sobre o setor cultural, Mauro diz que pretende defender a regulamentação dos dispositivos que tratam da regionalização da programação de rádios. Ele exemplifica que muitos artistas da música regional não possuem espaço para apresentar sua obra nas emissoras locais.

Candidato do PV crê que Cógigo Ambiental pode iniciar 'engessado' sem regularização fundiária - 22h47

Naildo avalia que a proposta que institui o Código Ambiental Brasileiro em tramitação no Congresso Nacional não será eficaz caso não haja regularização fundiária e defende que o assunto seja debatido amplamente com a população. "Hoje há muita burocracia na lei e sem a regularização fundiária não é possível aplicar o código florestal".


Maquinários deveriam ser apurados na esfera federal, diz Antero - 22h55

O ex-senador Antero, questionado pelo Procurador Mauro sobre o caso do superfaturamento de R$ 44 milhõe do programa MT 100% Equipado, do governo estadual, disse que o caso deveria ser apurado pela Justiça Federal, já que envolve recursos da União e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Todo esse caso precisa ser apurado com muito rigor. O próprio governo estadual já confirmou que existe um rombo”, disparou.

O Procurador Mauro acrescentou que o esquema foi “abafado” e ninguém mais fala sobre isso por medo e/ou interesses.

Taques insinua que candidato tucano esconde o seu passado - 22h02

Questionado por Antero sobre o motivo pelo qual determinou a paralisação das obras da hidrovia Paraguai/ Paraná, Taques garantiu ser a favor do projeto, porém, disse ser agido contra a ilegalidade e atacou o adversário tucano, dizendo que o mesmo esconde o seu passado.

“Não tenho vergonha do meu passado. Não escondo o meu passado. Mas, existem candidatos que escondem o seu passado. Defendo a hidrovia sim, mas dentro da lei”, declarou.

O candidato do PSDB disse que, apesar de o pedetista ter dito ser favorável à hidrovia, mas, na época em que esteve no Ministério Público Federal, chegou a impedir, inclusive, audiência para tratar do assunto e até impediu a continuidade da obra.

“Sou o candidato que se vira nos 30”, diz Naildo - 23h09

Naildo Lopes disse ser o “candidato que se vira nos 30”, já que só possui 30 segundos na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. “Tenho pouco tempo na TV, mas poderia ter oito anos para fazer uma política justa, honesta, igualitária e de grandes possibilidades para a população no Senado”, afirmou. Além disso, o candidato disse que seria um “senador interplanetário” na defesa das questões ambientais.

Taques defende regulamentação da legislação ambiental - 23h12

Pedro Taques comprometeu-se a batalhar no Senado pela regulamentação das leis ambientais brasileiras, que, em número, já ultrapassam 16 mil. “É burocracia demais. E burocracia é o pai e é a mãe da corrupção”, disse. Ele acrescentou que os produtores não possuem segurança jurídica e que o Estado não pode ter seu desenvolvimento prejudicado por conta das leis ambientais.

Taques lembra que Antero era aliado de Janete Riva e tucano diz que Pitta e Collor também eram 'novos' - 23h24


Na tentativa de colocar em ‘xeque’ a declaração contra a corrupção do concorrente Antero, Taques pediu que o tucano expusesse as ações feitas nesse sentido, enquanto esteve no Senado e lembrou que em 2002, quando o adversário disputou o governo, teve como companheira de chapa a esposa do ex-deputado José Riva (PP), Janete Riva, presa na operação Jurupari, deflagrada em maio passado pela Polícia Federal.

Em resposta, o candidato do PSDB disse ter defendido 10 projetos de combate à corrupção no poder público. Citou, como exemplo, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) do Banestado, em 2004, que investigou evasão ilegal de divisas para o exterior.

Para revidar, Antero disse que não basta ser “novo” porque o ex-governador de São Paulo Celso Pitta e o ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, pivô de escândalos de corrupção nacionais também eram novos. “O Pitta foi novo e dei voz de prisão a ele. Collor também era novo”.

Candidatos fazem considerações finais - 23h35

Antero, o primeiro candidato, por sorteio, a fazer suas declarações finais, lamentou a ausência de Blairo e Abicalil no debate e relembrou seus principais projetos ao Senado, como a luta a favor da igualdade salarial entre homens e mulheres, combate ao tráfico de drogas e construção de clínicas de tratamento a dependentes químicos, diminuição da maioridade penal para 16 anos e outros.

Yanai ressaltou a defesa da família, da saúde em todo o Mato Grosso e no investimento em infraestrutura, o que traria mais desenvolvimento econômico, exemplificando com a importância de hidrovias. Naildo Lopes prometeu ser um senador diferente, fazendo integração entre o campo e a cidade e defendendo com firmeza as questões ambientais.

O Procurador Mauro defendeu que quer ser um político diferente do restante e que o país já está cheio de “velhos políticos”, fazendo as mesmas promessas de sempre e sem dar valor às reais necessidades da população.

Pedro Taques afirmou que teve sua vida humilde transformada por conta da educação. “Já tentaram me matar, já tentaram me comprar, e tentaram evitar minha candidatura”, contou. “Precisamos mudar a política e fazer dela uma coisa séria”, disse o ex-procurador.



Leia também:

Maggi e Abicalil não vão a debate e justificam compromissos no interior
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet