Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Oito novas escolas técnicas terão obras iniciadas, afirma Chico Daltro

Oito novas escolas técnicas terão obras iniciadas, afirma Chico Daltro




A inclusão social e a educação profissional tem sido a constante bandeira do candidato a vice-governador, Chico Daltro (PP), da chapa encabeçada pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Antes de deixar a titularidade da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia (Secitec), em março deste ano, para concorrer às eleições, Daltro deixou essa marca em Juara, Matupá, Primavera do Leste, Sorriso, Campo Verde, Água Boa, Cáceres e Cuiabá. Enquanto Silval Barbosa realiza suas andanças pelo interior, Daltro permanece na Baixada Cuiabana e defende as propostas de governo, com destaque ao setor de educação.



“Na área da educação profissional e tecnológica, Mato Grosso possui seis escolas técnicas estaduais. Até 2011, teremos 16 escolas técnicas estaduais, tínhamos três escolas técnicas federais e vamos para dez. Passaremos de nove mil alunos por ano no estado para 45 mil estudantes na educação técnica profissionalizante. Começamos o cursinho pré-vestibular, e hoje estamos em 72 cidades com 14,5 mil alunos”, disse Chico Daltro.



Oito novas escolas técnicas de educação profissional estão em fase de construção em Mato Grosso, com ginásio de esportes, teatro de arena e auditório, que possibilitarão, além da qualificação da mão-de-obra, oferecer entretenimentos esportivos e culturais para a população das cidades beneficiadas. As antigas escolas técnicas também passarão por reformas e irão incorporar o padrão atual que tem o auditório de 200 lugares, com logística para apresentação de filmes, palestras e tele-aulas. As novas escolas já passaram pela fase de licitação e serão iniciadas nos próximos 30 dias. Elas fazem parte do programa Brasil Profissionalizando do Ministério da Educação e contemplam um orçamento de R$ 60 milhões.



Origem - A Secitec foi criada em dezembro de 2001, por força da Lei Complementar nº96. A Secitec é o órgão responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, que é composto pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), bem como todos os outros órgãos ou instituições que realizam, no Estado, ações relativas a este setor. A Secitec é responsável pela administração de núcleos de qualificação com forte impacto econômico e social.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet