Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

ELEIÇÕES 2010

PR sai fortalecido e elege maior bancada na AL com 6 deputados

O PR conquistou nesta eleição o maior número de cadeiras da Assembleia Legislativa para o biênio 2011/2015. Conseguiu 'emplacar' seis deputados, sendo que todos eles já exercem mandato. O mais votado do partido foi o ex-presidente da Casa, Sérgio Ricardo, que obteve 87.407 votos, perdendo apenas para o ex-deputado José Riva (PP).


A sigla republicana reelegeu ainda Sebastião Rezende, Mauro Savi, atual presidente do Legislativo, Wagner Ramos, Hermínio Barreto, o Jota Barreto, e João Malheiros. Já o PP e PMDB asseguraram cinco vagas. Nesse caso, houve algumas mudanças na instituição, promovendo algumas renovações.

O PP, liderado por Riva, alterou o quadro ao eleger o ex-prefeito de Reserva do Cabaçal Ezequiel Fonseca e Antônio Azambuja, que, enquanto segundo suplente da sigla, chegou assumiu o cargo em definitivo no lugar de Campos Neto (DEM), indicado a ocupar vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde substituiu o seu pai Ari Leite de Campos.

Cassado pela Justiça Eleitoral em 2007 por infidelidade partidária, o progressista Walter Rabello também obteve êxito nas urnas e retornará à AL no próximo ano. À época foi enquadrado por ter trocado o PMDB pelo PP, sendo o único deputado a ser punido por mudar de sigla. Os outros se mantiveram nos cargos até o final dos mandatos, como o caso de Chica Nunes (ex-PSDB e hoje DEM) e Wallace Guimarães, que deixou o DEM e migrou para o PMDB.

Dos cinco eleitos pelo PMDB, três são novos. Tratam-se da esposa do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), Teté Bezerra, Romoaldo Júnior e Baiano Filho, ex-secretário de Esportes da gestão Blairo Maggi. Nilson Santos, Airton Português e Wallace conseguiram novo mandato.

O DEM reduziu a representatividade na AL, com a derrota de Chica Nunes e Gilmar Fabris, que, mesmo se obtiver aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não assumirá vaga como titular. Além disso, Dilceu Dal Bosco, que disputou a eleição como vice do candidato a governador Wilson Santos (PSDB), deixará o cargo em dezembro. Desse modo, se reelegeu Zé Domingos e alcançou a vitória, pela primeira vez, o irmão de Dilceu, Dilmar Dal Bosco.
 
O PPS, PT, PSB, PTB, PSDB e PDT só conseguiram eleger um representante. São eles: Percival Muniz, Ademir Brunetto, Luciane Bezerra, Luiz Marinho, Guilherme Maluf e Zeca Vianna, respectivamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet