Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

1ª ESCALÃO

Araguaia espera duas secretarias do governo Silval Barbosa

Araguaia espera duas secretarias do governo Silval Barbosa
As lideranças políticas do Araguaia estão esperançosas de que a região seja contemplada com duas secretarias de Estado dentro do governo Silval Barbosa (PMDB) a partir de janeiro de 2011. Entre os nomes mais cotados estão do deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), que teve quase 18 mil votos, mas não foi reeleito ficando na quarta suplência.


Nos bastidores, cogita-se que Daltinho poderá assumir a Secretaria das Cidades que ainda será criada por Silval. Para tanto, teria apoio de prefeitos, vereadores do Araguaia e de colegas do PMDB que estaria articulando junto a Silval.

Outro nome do Araguaia que pode integrar o staff é o do empresário Leandro Soares (PP), filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Alencar Soares. As articulações atuam no sentido de que assuma a Secretaria de Esportes. Na eleição de outubro, Soares teve 13 mil votos e ficou como sexto suplente da coligação.

As lideranças do Araguaia sonham com a possibilidade da região fazer parte do governo como forma de compensar a região por não ter eleito nenhum deputado estadual após 40 anos de representatividade no cenário político do Estado. A região Leste é composta por 31 municípios e possui 320 mil habitantes.

Um dos defensores "ferrenhos" de que o Araguaia seja "reconhecido" é o prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, que defende essa tese, mas entende que as escolhas devam ser ‘foro íntimo’ do governador a partir de conversas com lideranças dos partidos e deputados eleitos. Segundo Maurição, a indicação de um ou mais secretários ajudaria a Araguaia a ser lembrado nas ações de governo.

Além de Daltinho e Leandro Soares, Maurição vê como forte cotado o ex-secretário de Desenvolvimento Neldo Egon, que disputou sem êxito a campanha eleitoral deste ano. Entre as pastas mais interessantes à região, o prefeito citou a de Infra-estrutura (Sinfra), Educação, Saúde ou Finanças.

O deputado Daltinho preferiu não comentar o assunto e disse que esse tipo de decisão compete somente ao governador. “Eu quero contribuir com a minha região e acredito que Silval vai estar sempre prestigiando o Vale do Araguaia”, frisou o parlamentar. O anúncio dos novos secretários deve acontecer no final deste mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet