Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

sem filas

Detran-MT instala novo sistema de informática e não atende de 6ª a 3ª

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em todo o Estado, não irão atender nos dias 12 (sexta-feira) e 16 (terça-feira). Segundo informações da assessoria haverá uma troca da plataforma de informática.


“O sistema novo tende a acabar com as filas, com a demora na conclusão de processos de licenciamento e habilitação” disse o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes (Doía). Mas para que a troca de sistema ocorra e os dados possam migrar, o Detran precisa de tempo, não sendo possível realizar a troca com atendimento ao público em andamento.

Os técnicos da empresa responsável pela migração dos dados, Ábaco Informática, explicam que a paralisação é necessária para que o banco de dados possa ser migrado da base atual para a nova plataforma. O corregedor Cláudio Cesar da Silva, que coordena a transição, disse que é importante “ligar” os novos sistemas em um dia útil e realizar operações na prática com os demais órgãos que compõe o sistema, como Cepromat, Denatran e Sefaz.

‘Com a mudança de sistema, os benefícios serão sentidos pela população de forma imediata. “As filas e do tempo de espera para a conclusão de processos vão ser reduzidos drasticamente”, afirmou o corregedor.

O novo modelo de sistema foi idealizado pelo Detran do Rio Grande do Norte. A plataforma funciona em ambiente Web e facilita a operação. “Nossa idéia é proporcionar mais comodidade, não só para nós [Detran], mas principalmente para o contribuinte”, diz.

De acordo com o novo modelo, as pessoas poderão fazer grande parte das operações, que hoje têm que ser feitas pessoalmente na autarquia, sem sair de casa. “O cidadão poderá pagar débitos, atualizar dados cadastrais, emitir guias, requerimentos e ainda, receber seu documento de licenciamento ou CNH, em casa, pelos Correios. A modernização deve diminuir drasticamente as filas e o tempo de espera para emitir documentos”, comemora.

Hoje, com o sistema atual, as guias demoram 40 minutos para serem arrecadadas depois de pagas no banco. O tempo, segundo os técnicos será reduzido para dois minutos. O mesmo ocorrerá com os processos de emissão de CNH, que hoje levam até 30 dias. O tempo de espera deve ser reduzido para no máximo cinco dias úteis.

O presidente do Detran reitera que a paralisação é necessária e pede desculpas pelos transtornos que possa causar para as pessoas, por causa do feriado do dia 15 de novembro, mas lembra que é a forma mais apropriada e que, no decorrer das próximas semanas a população já vai sentir os benefícios. O Detran informa que o atendimento ao público será retomado no dia 17, quarta-feira, a partir das 8h da manhã.

As informações são da Assessoria do Detran-MT.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet