Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

APROXIMAÇÃO

Galindo evita isolamento e busca aproximação com aliados de Silval

A derrota de Wilson Santos (PSDB) na eleição para governador marca o início de um novo período para o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB). Nos próximos dois anos de mandato, caberá ao prefeito a tarefa de dar prosseguimento a obras importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e iniciar os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014.


O prefeito afirma que ainda não discutiu com o PSDB, seu principal aliado na administração municipal e nas eleições para o governo estadual, se haverá composição para a disputa das eleições para a prefeitura em 2012 mas já adiantou que vai procurar a presidente do diretório tucano, deputada Thelma de Oliveira, para negociar.

Enquanto isso não ocorre, o prefeito trabalha nos bastidores para evitar o isolamento político e o sufocamento financeiro da capital. Para alcançar seus objetivos e cumprir metas do mandato, o petebista vê-se obrigado a buscar uma aproximação com o governador Silval Barbosa (PMDB) e com lideranças mato-grossenses que estão no governo federal.

Uma das principais preocupações do prefeito é evitar o corte de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) devido aos atrasos nas obras nos oito lotes licitados. A necessidade de articulação política para evitar estes cortes motivou um encontro nesta semana, embora casual, com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo (PP).

“O que o prefeito me disse é que ele quer dar seguimento à negociação com o governo federal com o apoio do governador Silval Barbosa para que as obras do PAC sejam executadas sem prejuízo para o município. É um processo demorado, mas percebo que ele está aplicado em buscar esta articulação se aproximando também da bancada federal”, afirmou Figueiredo.

Pensando no plano B, há meses Galindo tem buscado o apoio do líder do seu partido no Senado e relator do Orçamento geral da União (OGU), senador Gim Argelo (PTB/DF), que é homem de confiança do presidente Lula. O objetivo é garantir que o município não sofra perdas de recursos caso haja cortes no PAC. Chico Galindo também procurou o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, para falar sobre as obras do Rodoanel de Cuiabá.

A aproximação do prefeito com o staff que integra a base aliada do presidente Lula se intensificou durante o segundo turno da eleição presidencial, quando Galindo participou com Silval e o senador eleito Blairo Maggi (PR) da visita ao Estado do candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB). O movimento ficou mais nítido quando Galindo ausentou-se durante a presença do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alkmin (PSDB) para fazer campanha para José Serra em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet