Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MT 100% Equipado

Delegacia encerra inquérito que apura máquinas e aponta culpados

Depois de quase oito meses de investigação, a Delegacia Fazendária finalizou o inquérito que apura o superfaturamento de R$ 44 milhões na compra de máquinas e caminhões pelo programa do Governo “MT 100% Equipado”.


A delegada fazendária Alana Cardoso e o delegado Rogério Modeli, foram responsáveis pelo relatório e vão encaminhar o documento para o Ministério Público Estadual (MPE), nesta sexta-feira (12), que terá o prazo de 15 dias para oferecer denúncia ou não.

Foram apontados os crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e fraude em licitações. Alguns servidores foram indiciados, porém, a delegada ressalta que a apuração corre sob sigilo e deverá emitir ainda hoje uma nota sobre o assunto.

Os maquinários foram distribuidos pelos 141 municípios e a Auditoria-Geral do Estado (AGE) foi quem apontou no relatório final o sobrepreço de R$ 44,4 milhões, o montante equivale a 22% pagos a mais. Ao todo foram adquiridos 705 equipamentos na gestão do ex-governador e senador eleito Blairo Maggi (PR).

As investigações chegaram a ser suspensas pelo do juiz José Arimatéia, logo, as perícias que eram realizadas nos municípios mato-grossenses também ‘pararam’. Após decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que expediu liminar, afirmando não haver conflito de competência das justiças estadual e federal para apurar o crime, Arimatéia deliberou pela continuidade das apurações.

No dia 26 de outubro, o juiz da 15º Vara Especializada do Crime Organizado, José Arimateia Neves Costa, expediu nove mandados de busca e apreensão contra pessoas investigadas no inquérito, sendo cumpridos em de Cuiabá, Goiânia (GO) e Belém (PA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet