Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CRISE burrocrática

Sistema ‘trava’ e causa prejuízo de R$ 130 mi ao Estado e revendedores

Uma grave falha no sistema de comunicação entre o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Centro de Processamento de Dados (Cepromat) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) pode ter causado um prejuízo de aproximadamente em R$ 130 milhões aos cofres públicos estaduais e aos revendedores de automóveis de Mato Grosso.


Com a falha de comunicação, cerca de 10 mil processos estão parados desde o último dia 12. Os dados são da Agenciauto, entidade que congrega agências e garagens de Mato Grosso.

Por causa disso, se instalou uma crise entre Detran, que recentemente implantou um novo sistema para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e Sefaz. Para para tentar contorná-la o secretário de Fazenda, Edmilson dos Santos, e o presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia, participaram de uma reunião tensa na tarde desta sexta-feira (26).

Ocorre que o sistema informatizado da Sefaz, conforme o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto), Isnel Leite de Almeida, não está suportando a “convergência” dos dados devido à alta demanda do Detran.

“O Detran simplesmente deixou de confeccionar os documentos e passou a incumbir a Sefaz desse trabalho e ela (a Secretaria de Fazenda) não está preparada para isso. Temos um grave problema”, avalia.

Desse modo, segundo o líder sindical, cabe à Sefaz emitir os boletos bancários para o pagamento de multas, IPVA e demais taxas referentes ao licenciamento de veículos no Estado. Vale ressaltar que a frota hoje é de aproximadamente 1,35 milhão de carros em circulação.

“Houve um ‘boom’ no sistema da secretaria e desde a última terça-feira (23) está travado e não conseguimos pagar nenhuma taxa”, diz Almeida.

O presidente do Detran, Teodoro Lopes, informou há pouco, por telefone, que os dados da Agenciauto estão "superestimado". "Certamente, estes dados estão errados, mas vamos fazer um levantamento dos supostos prejuízos", assinalou Lopes, segundo qual o sistema voltou a funcionar hoje, a partir do meio dia.

Outro lado


A secretaria de Fazenda, por meio de nota, alegou que os problemas no sistema já foram solucionados e que ocorreram devido à nova plataforma de informática. Informou ainda que, para reaver a situação, técnicos do Detran, Cepromat e Sefaz irão trabalhar durante todo o fim de semana realizando testes e ajustes de programação e envio de dados entre os órgãos.

Confira abaixo a íntegra da nota:

O Governo do Estado esclarece que as falhas ocorridas no sistema de comunicação entre o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o Centro de Processamento de Dados (Cepromat) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) já foram solucionadas. As falhas surgiram em virtude da implantação da nova plataforma de informática do Detran.

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26.11) entre o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes (Dóia) e o chefe de gabinete do governador Silval Barbosa, Nico Baracat, ficou definido que uma equipe formada por técnicos do Detran, Cepromat e Sefaz vai trabalhar durante todo o fim de semana realizando testes e ajustes de programação e envio de dados entre os órgãos.

Além disso, a equipe de avaliação fará reuniões diárias para manter a estabilidade do sistema e, a partir da próxima segunda-feira (29.11), antes da abertura do Detran, o sistema será monitorado e ajustado. A oscilação do sistema, segundo o Detran, vem acontecendo quanto a informação do recolhimento ou não do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou seja, os dados encaminhados pelo Detran não estão chegando aos servidores da Sefaz.

O Governo de Mato Grosso reitera à sociedade o pedido de compreensão neste período de instabilidade do sistema, até que tudo volte a funcionar normalmente. A nova plataforma de informações deve reduzir de forma significativa as filas e o tempo de conclusão de processos de licenciamento e habilitação.

Também participaram da reunião os secretários-adjuntos da Sefaz, Marcel Souza de Cursi (Receita Pública) e Benedito Nery Guarim Strobel (Núcleo Fazendário); o chefe de gabinete da Sefaz, Luis Roberto Canile; o coordenador de Tecnologia da Informação da Sefaz, Genivalter da Silva Gomes; a superintendente de Informações sobre Outras Receitas, Emina Mohamed Rachid Hassoun, além de técnicos das áreas da receita pública e Tecnologia da Informação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet