Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Lula diz que crise financeira não deve ser motivo de precipitação por parte do empresariado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (15) que a crise financeira mundial não deve ser motivo para os empresários tomarem medidas precitadas.


“A crise é motivo de preocupação, mas não pode ser motivo de nenhuma precipitação nem do governo e muito menos dos empresários”, disse Lula, em Ladário (MS), ao ser questionado sobre decisão das centrais sindicais de paralisar as negociações com os empresários para evitar demissões devido à crise.

Apesar de declarar ser comum o aumento de demissões no final do ano, Lula admitiu que levantamento oficial deve constatar uma média acima do comum de cerca de 600 mil dispensas em dezembro. O número ultrapassa a média de 300 mil a 400 mil na série histórica do mês.

Os números oficiais referentes ao último mês do ano, reunidos pelo Ministério do Trabalho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), deverá ser divulgado ainda este mês.

Ele ponderou que a geração de empregos em 2008 ficou bem acima do que é normalmente registrado, citando que em outubro foram gerados 2,1 milhões postos de trabalho.

O presidente disse que pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para solicitar à montadora de veículos GM que pague os salários respectivos a março aos funcionários dispensados. Segundo Lula, ele foi informado que os empregados demitidos teriam contratos vencendo em março.

Ele determinou ainda que os ministros do Trabalho, Carlos Lupi, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, elaborem relatório sobre quais setores estão demitindo mais no país e os motivos.

Lula citou, entre as medidas medidas tomadas pelo governo para minimizar os impactos da crise, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estimular a venda de carros e a compra de parte do Banco Votorantim, detentor da maior carteira de carros usados do país, pelo Banco do Brasil.

O presidente reforçou que anunciará outras medidas, ainda neste mês, para estimular o consumo e o crescimento da economia, e reiterou que o Brasil é o país mais preparado para enfrentar a crise.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet